TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancer

Artigo: Freelancer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 7

Olho d’ Água das Flores – AL.

2013

Freelancers Abrem Espaço nas Grandes Empresas

A palavra “Burocracia” pode significar várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privada. As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedece apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.

IBM - Cada “ibmista”, ou empregado da IBM, deve sentir-se intimamente relacionado aos resultados da divisão onde trabalha e luta pelos objetivos da mesma em uma atitude competitiva. Descentraliza-se a empresa, devendo o empregado inserir-se totalmente na divisão onde trabalha. A fim de estimular-se esta inserção, bem como a absorção de novos valores e criação de novas atitudes, como a participativa, a “obsessão interna pela qualidade”, assumir riscos, a implementação do MDQ (Market Driven Quality), para superar-se resistências a mudanças, como o fim do estilo de gerência paternalista, utilizam-se de elementos da cultura paternalista, utilizam-se de elementos da cultura organizacional da empresa, em um processo de re-socialização dos empregados, a partir de novos significados que foram estabelecidos na mudança de paradigma.

Facebook - Apontada como uma das mais inovadoras do mercado possui modelo de gestão bem mais flexível e enxuto. É uma empresa em que os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.

Google - A Google foi fundada com base na idéia de que o trabalho deve ser um desafio e que o desafio deve ser divertido. Acreditam que as coisas boas e criativas acontecem mais facilmente quando se adota a cultura empresarial certa – e não estão a falar apenas de candeeiros de lava e bolas de borracha. A ênfase dada aos feitos da equipe e o orgulho nos êxitos individuais contribui para o êxito global da empresa. Dão muito valor aos seus colaboradores – pessoas enérgicas e apaixonadas das mais variadas procedências, com abordagens criativas no trabalho, na diversão e na vida. O ambiente pode ser informal, mas quando surge uma nova idéia à mesa do café, numa reunião de equipe ou no ginásio, ela é partilhada, testada e posta em prática com uma rapidez estonteante, e pode até ser a rampa de lançamento para um novo projeto destinado a uma utilização global.

Diferenças - A IBM ao contrário das outras duas empresas era totalmente burocrática e ao se deparar com forte concorrência e a globalização mundial, reformula a empresa descentralizando-a mudando seu estilo de gestão. Já o Facebook, aposta no autogerenciamento de seus funcionários, dando-lhe total autonomia. E o Google já tem uma gestão surpreendente pouco usado nas empresas, aposta na felicidade e satisfação de seus funcionários para que produzam melhor e com mais eficiência.

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Nos itens “d” e “e” trata-se dos recursos humanos disponíveis para atuar no segmento de Freelancers e nos outros itens tratam-se do crescimento das pessoas que dedicam aos trabalhos independentes, o quanto as empresas de gestão aberta precisam destes profissionais autônomos.

04. O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio pra ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma

insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar crítico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

- Não faça uma simples lista das vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.

Vantagens:

1 - Fazer seu próprio salário

Uma das principais vantagens de ser freelancer é a possibilidade de você fazer seu próprio dinheiro. Você só depende de você mesmo. E isso é uma sensação muito boa, pois o freelancer percebe que pode evoluir cada vez mais e não está sendo injustiçado por um salário fixo ruim ou sendo usado por alguma empresa ganhando pouco. Lembre-se, ser freelancer é você ser seu próprio chefe.

2 - Horários Flexíveis:

Uma das principais vantagens de ser freelancer são os horários flexíveis. O freelancer faz seu horário, apesar de que o mesmo deve sempre estar disponível em horário comercial. O freelancer respeitando o prazo estabelecido com seu cliente poderá fazer aquele curso que empregado não poderia fazer por conta do horário. Mas vale lembrar que, o freelancer deve sempre respeitar o prazo estabelecido com seu cliente. Isso é muito importante para seu futuro como freelancer.

3 - Home Office:

Quem não gostaria de trabalhar em casa? Pois é, o freelancer pode trabalhar em casa, não irá precisar pegar ônibus, sair na chuva e muito menos trânsito. É importante salientar que seu home office deve ser extremamente organizado, limpo e calmo. Um lugar sujo, desorganizado e tenso o freelancer não irá conseguir desempenhar um bom trabalho. É essencial também ter uma boa estrutura de trabalho, com equipamentos e conexões compatíveis com seu trabalho.

4 - Desenvolvimento Pessoal:

Uma das coisas mais legais é que o freelancer pode se desenvolver muito profissionalmente, aprende muito com clientes, concorrentes e amigos que faz pela internet. Tem que estar sempre disponível, fazer muitas amizades, fazer novos cursos, nunca deixar de aprender, e o freelancer irá sempre evoluir a cada dia.

Desvantagens:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com