TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers

Tese: Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Os modelos de gestão estão se modificando com o tempo, com a gestão clássica, burocrática e organização que aprende são as mais praticadas. E os trabalhadores também vem se modificando, uma tendência são os trabalhadores temporários que estão ganhando espaço em empresas de grande porte, por terem um diferencial dos trabalhadores formais.

2 DESENVOLVIMENTO

As organizações burocráticas são inflexíveis, padronizadas, previsíveis, e impedem o desenvolvimento criativo de seus funcionários. Estão focadas em normas e regulamentos para a execução de seus procedimentos e cargos, os funcionários não tem motivação e a contratação de pessoal é demorada.

Totalmente o oposto das formas de abordagens organizacionais adotadas por algumas empresas que vem ganhando espaço no mercado, principalmente no ramo da tecnologia, e adotadas pelo Google e Facebook.

Ambos formados por estudantes o Google e o Facebook, criados a partir de idéias inovadoras e conquistaram o mundo.

O Google foi criado oficialmente em 4 de setembro de 1998, mas sua concepção foi em 1996 com o nome de BakcRub por Larry Page e Sergey Brin. Ambos estudantes de Ciência da computação em Stanford fizeram uma parceria e desenvolveram um sistema de pesquisa, que operou por mais de um ano no servidor da universidade. Por sobrecarregarem os servidores da universidade, mudaram para a garagem de um colega e o nome para Google que veio do termo matemático "googol", representado pelo dígito 1 seguido de cem dígitos 0.

Receberam um investimento inicial de Andy Bechtolsheim, cofundador da Sun, a quantia de US$ 100.000,00 ( cem mil dólares), e desde então o Google tem sido o site de busca mais usado em todo o mundo. Hoje conta com 22 mil funcionários ao redor do mundo, dispõe de serviços e produtos da web, especialmente softwares como o e-mail Gmail, e redes sociais que englobam o Orkut e o Google Buzz incluem também o navegador Google Chrome, o programa de fotografias Picasa e o Google Talk, que oferece mensagens instantâneas. Ele estende igualmente ao setor de telefonia móvel para smartphones Android.

Criado no dia 4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, alunos da Universidade de Harvard, o Facebook, uma rede social com o principio de compartilhar opiniões, fotos e encontrar pessoas. Restrito no inicio aos estudantes da universidade de Harvard, expandiu aos poucos para outras universidades, e com a fama, vários usuários de e-mails fornecidos por universidades em todo o mundo foram convidados para fazer parte da rede social, ainda conhecida como thefacebook.com. Em 2005 este site contava com mais de 5 milhões de membros. Em agosto deste mesmo ano, a rede se tornou conhecida simplesmente como Facebook. No dia 27 de fevereiro de 2006 o site permitiu que alunos do nível secundário e trabalhadores de empresas também tivessem acesso à rede.

Atualmente o Facebook é utilizado por cerca de 500 milhões de internautas, número que permite ao site estar no 7º lugar no Alexa em termos de visitantes.

O sucesso destas empresas se deve também ao gerenciamento. Considerado um modelo “diferente” ao gerenciamento clássico que tem como principais características a rígida hierarquização social; a divisão do trabalho e a especialização do trabalhador; a padronização dos processos, dos movimentos e das tarefas atrelada ao controle sistemático do tempo de execução e produção – linha de montagem; e a conformidade dos indivíduos que nelas atuam de seus papéis, funções e situações. E sua estrutura organizacional é vertical, com varios niveis hierarquicos.

O modelo de gestão que os gigantes da internet praticam é o da organizaçao que aprende, cujo a empresa implementa as seguintes caracteristicas: o pensamento sistêminco; visão comum; desafio aos modelos mentais; aprendizagem em grupo e compromisso pessoal. “É a organização que incentiva e encoraja a aprendizagem de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com