TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Ciências Sociais

Dissertações: Fundamentos Da Ciências Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios de fundamentos das Ciências Sociais – 1ª. Parte

1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.

 O lucro que se tornava o objetivo principal de toda atividade econômica, estímulo à pesquisa científica e tecnológica, expansão marítima, mecanização, revolução urbana e a industrialização.

2. Faça uma síntese dos principais avanços conceituados realizados pelos humanistas e enciclopedistas na ilustração acerca da política, do poder e do governo.

 ??

3. Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.

 Ele Identificou o trabalho humano como principal fonte geradora de riquezas, capaz de transformar matéria bruta em mercadorias.

4. Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizavam a ilustração.

 Na minha opinião, os cincos conceitos que melhor caracterizavam a ilustração eram o cientificismo, a liberdade, a nação, o racionalismo e o valor.

5. Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens."

Nesse trecho, extraído do Contrato social, Rousseau:

a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por quê?

 Não, pois ele diz que nenhum homem possui autoridade natural sobre seu semelhante, pois somos iguais e individualistas.

b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre a outra?

 Para Rousseau o que legitimava a autoridade de uma pessoa sobre a outra era a renuncia das necessidades particulares dos homens, para que fosse respeitado o interesse comum de todos.

6. “Como a natureza dá a cada homem um poder absoluto sobre todos os seus membros, dá o pacto social ao corpo político um poder absoluto sobre todos os seus, e é esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, recebe, como eu disse, o nome de soberania.”

A partir do trecho citado, o que é soberania para Rousseau?

 Para Rousseau, soberania é o poder que uma pessoa tem sobre todos os membros de uma comunidade, por representar a vontade de todos aqueles que o elegeram em pactos sociais que legitimam essa autoridade.

7. O que o homem da ilustração esperava da ciência? E você, o que espera da ciência de hoje?

 Ele esperava que a ciência resolvesse os problemas concretos da produção e realização humana.

E quanto ao que eu espero da ciência de hoje, espero que sempre haja uma busca para melhorar a qualidade de vida. Estamos sempre em busca de algo novo que possa salvar vidas, ou ao menos, reduzir o sofrimento de quem possui uma doença que até o momento não há cura como, por exemplo, a AIDS, que apesar de não terem descoberto a cura, o portador da doença hoje em dia, pode viver normalmente fazendo tratamentos antirretrovirais, prolongando assim a vida do portador da doença.

8. Neste capítulo procuramos explicar o liberalismo econômico. Hoje vivemos um período de reflorescimento desses princípios, que chamamos de “neoliberalismo”. Faça uma pesquisa nos jornais procurando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com