TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Ciências Sociais

Trabalho Escolar: Fundamentos Das Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO

1) Quais são as principais diferenças entre as ciências sociais e as ciências naturais? È possível que dois cientistas sociais em lugares e momentos diferentes possam chegar aos mesmos resultados?

As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que, presumivelmente, têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controles razoáveis, num laboratório. Assim, nas ciências naturais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa, o que torna a objetividade científica mais evidente na análise de fenômenos desse tipo. As ciências sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação são os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complexas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados. Desta forma, apesar de também levar em conta a objetividade científica na análise desses fenômenos, a interação entre sujeito e objeto da investigação leva a interpretações contextualizadas da realidade social.

As ciências naturais são fenômenos que se repetem já as ciências sociais não podem ser repetidas devido à fatores como exemplo: Os metais ao atingir determinada temperatura derretem independentemente de onde (ou em que parte do mundo) isso ocorre. Não, mesmo 2 cientistas sociais não são capazes de chegar ao mesmo resultado, pois o que se aplica com sucesso em uma sociedade pode ser inviável para outra, devido ao clima, costumes e a metodologia aplicada.

2) Diferentemente das ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite o reconhecimento de elementos culturais do próprio sistema social do pesquisador. Comente.

Ao nos depararmos com outra cultura, enxergamos traços da nossa que antes não percebíamos de modo consciente, por exemplo, se temos a oportunidade de conhecer a cultura indiana, iremos perceber que diferente de nós, os indianos não comem carnes e consideram animais, como a vaca, sagrados, além de terem outras características que divergem da nossa.

Essa reflexão é possível nas ciências sociais, e não nas naturais já que as naturais não são mutáveis.

3) Quais são as principais características da concepção evolucionista da sociedade segundo o positivismo de Augusto Comte?

Para Comte, a sociedade evoluía de dois modos: o dinâmico e o estático. Sob a concepção de evolução dinâmica, a sociedade alcança um nível mais complexo de existência, como por exemplo, se industrializa; já sob a concepção estática, a sociedade evolui ao preservar os elementos da cultura de sua organização social.

Para ele a evolução estática tem de se sobrepor à dinâmica, já que, sob seu ponto de vista, o progresso deve aperfeiçoar os elementos da sociedade e não ameaçá-los com a mudança.

4) Quantas classes sociais , segundo Marx, existem no capitalismo? Quem são elas? Elas estão em conflito? Por quê? Como este conflito terminará segundo Marx?

Segundo Marx, existem duas classes sociais dentro do sistema capitalista: a classe dos proletários – formada por trabalhadores que não possuem meios de produção e trocam seu trabalho por um salário – e a classe dos burgueses/capitalistas – formada por pessoas com meios de produção que contratam os trabalhos dos proletariados dando-os em troca o salário que exigem.

Essas classes estão em conflito de interesses já que os capitalistas procuram preservar suas propriedades (meios de produção e produtos) explorando ao máximo os trabalhadores, e pagando baixos salários em troca de extensas jornadas de trabalho, enquanto os proletários lutam contra a exploração reivindicando direitos como uma jornada de trabalho justa e um salário condizente com ela.

Na concepção de Marx, esse conflito entre as duas classes não acabará, pois há uma interdependência entre as duas classes sociais.

5) O tipo ideal é um recurso metodológico desenvolvido por Marx Weber que enseja a orientação do cientista social no interior da inesgotável variedade de fenômenos observáveis na vida social. Comente.

O tipo ideal é um instrumento de análise científica; consiste no cientista construir um modelo onde são acentuados os traços que parecem ser característicos do individuo social que se está estudando. O modelo, apesar de nunca representar perfeitamente o tipo ideal de determinada sociedade, por ser semelhante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com