TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Ciências Sociais

Dissertações: Fundamentos Das Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Estácio de Sá

Curso : Direito / Turma : 804 / Turno : Vespertino

Aluno : Paulo Sousa da Silva

Professor(a) : Maristela Rodrigues

• Fundamentos das Ciências Sociais •

1 ) Oque é Cultura ?

Significa cultivar , e vem do latim colere. É um processo que inclui conhecimento , arte , crenças , moral , costumes , hábitos e aptidões , adquirido pelo homem não só no antro familiar como também por fazer parte de uma sociedade.

2 ) Oque é Identidade Cultural ?

É o conjunto de caracteres particulares (tais como os citados na questão acima) que identificam uma pessoa.

3 ) Quais os objetos de Estudos das áreas das Ciências Sociais ?

a) Antropologia → É a ciência que estuda o homem suas produções e seu comportamento , sua cultura , estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos , assim como origem e evolução das culturas.

b) Sociologia → É a ciência que estuda o mundo social, é o estudo dos fenômenos sociais e das relações humanas. O “homem” na sociedade.

c) Ciência política → O objeto de estudo desta ciência para alguns é o Estado para Outros o poder , tem como base a organização do “homem” na sociedade ou qualquer sistema equivalente de organização humana.

4 ) Escolha dois temas e preencha a tabela abaixo assinalando como esse tema pode ser estudado por cada uma das áreas das Ciências Sociais.

Tema ¹ : Novelas

• Visão Antropológica → Novelas em quanto meio de descontração e lazer apreciado pela maior parte dos telespectadores brasileiros.

• Visão Sociológica → Organização de grupo de atores , diretores , câmeras e figurantes têm-se como publico alvo a classe adulta.

• Ciência Política → Está ligado as novelas a tentativa de chegar o mais perto da realidade de nossa sociedade , com finalidade de impactar e comover seu público afim de obter mais audiência para a emissora que a transmite

Tema ² : Música

• Visão Antropológica → Música enquanto meio de descontração e lazer apreciado mundialmente.

• Visão Sociológica → Organização de grupos de cantores , tecladistas , violonistas , bateristas , músicos em geral . Sendo que abordam temas que vão de valores sociais e morais à valores abastados e imorais.

• Ciência Política → Está ligado a música a tentativa de emocionar e/ou chocar o seu ouvinte com temas que a eles agradam.

5 ) Oque é Cultura Material e Imaterial ?

• Material → Está relacionado com a finalidade ou sentido que os objetos tem para um povo de uma determinada cultura , a influência que ele exerce na definição de identidade cultural de um determinado grupo , objeto ou artefato que é entendido para determinado grupo como legado.

• Imaterial → Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes , às habilidades , às crenças , às práticas , ao modo de ser das pessoas. Não precisam de Objetos para assumir sua Identidade Cultural.

6 ) Oque é Etnocentrismo e Relativismo Cultural ?

• Etnocentrismo → É um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo , tem sua cultura e etnia melhor que as dos outros grupos sociais , supervalorização da própria cultura.

• Relativismo Cultural → Ideologia que defende a importância , validade e riqueza de qualquer sistema cultural , ao contrario do etnocentrismo nega qualquer tipo de supervalorização cultural. Uma forma de compreender a diversidade humana

7 ) Relacione o filme “Crash: No Limite” com os conteúdos relacionados a Etnocentrismo e Relativismo Cultural visto em sala de aula.

O filme Crash desconstrói alguns mitos , o mito da democracia e o mito dos direitos humanos , o filme trata de democracia e direitos humanos , nos mostra que os Estados Unidos , um país supostamente democrático , porém visualizamos frequentemente situações que não são nada parecidas com democracia

O filme mostra a sociedade dominada pelo racismo de modo que sua moral determina que todos devem se respeitar coisa que nem sempre é seguida dentro do Estado , a classe media tem preconceito com os negros associando-os automaticamente com o crime por serem mais pobres ,têm-se como exemplo o assassinato motivado pelo preconceito racial . Uma característica clara de Etnocentrismo

O policial loiro no filme separa-se de seu parceiro por ele cometer atitudes preconceituosas com negros ele tem uma sensibilidade maior em relação ao “outro”, visivelmente , não era uma pessoa do seu grupo que ele estava defendendo. Exemplo claro de Relativismo Cultural

8 ) Explique que defendeu Sergio Buarque de Holanda sobre o “homem cordial” e as suas contribuições para a diversidade étnica e construção cultural brasileira.

Sérgio Buarque de Holanda, em "Raízes do Brasil" afirma que o indivíduo brasileiro teria desenvolvido uma histórica propensão (vocação) à informalidade . Por isso o fato de as instituições brasileiras terem sido concebidas de forma coercitiva não havendo diálogo entre governantes e governados, mas apenas a imposição de uma lei e de uma ordem consideradas artificiais , deva-se a isto o famoso “Jeitinho brasileiro”

9 ) Quais as ideias de Gilberto Freyre sobre o inicio da miscigenação e sincretismo brasileiro ?

• Miscigenação → Gilberto Freyre deu um novo conceito sobre a formação da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com