TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos das Políticas Sociais

Artigo: Fundamentos das Políticas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Artigo  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE TABOÃO DA SERRA

Serviço Social – 4 º Sem – Turma A

Nome: Gleice Adriana dos Santos RA: 3839697706

Nome: Pedro Taveira Silva RA: 3876755709

Nome: Selma Hortência Machado RA: 4321810368

Nome do professor EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Atividades Práticas Supervisionadas

Fundamentos das Políticas Sociais

TABOÃO DA SERRA: 01/10/2013

Embasado em estudos de alguns autores, relatamos entendimentos do mesmo, a leitura em si externa o trabalho interdisciplinar para o serviço social, solicitado em Atividades Supervisionadas.

O trabalho tem como finalidade, mostrar a construção do histórico da profissão do Serviço Social, mostrando seus princípios e meios de pleitear suas ideias atuais, junto à colaboração, para o crescimento e da formação sócio técnica.

O mesmo estudo mostra como esta prática tem diferentes formas de inter-relação, pelos sinais das qualidades heterogênicas de posturas, fala também das diversas contradições de argumentos, que marcam um circulo.

Salientando ainda mostrar que junto aos estudos fazem uso do método materialista da história, onde pensa com base para esclarecer as mudanças sociais criadas pela sociedade.

O serviço social surgiu na Europa Ocidental no seculo XIX, do qual fora indicado com para trabalhar com tudo que está sujeito a ação dos pobres entre os membros da classe operária.

Em leitura de (Heidrich, 2006, p. 1), vem a orientar que o processo de urbanização, somado ao da insdustiralização foi que iniciou o emprobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo fez com que os mesmos concializassem que estavam sendo explorado, e os mesmos constestaram sua condição.

Ainda em leitura, salienta que a questão social alcança soluções para os problemas, com uma atenção especial para a sociedade burguesa, que para enfrentá-la solicitou auxilio aos políticoss sociais (Heidrich, 2006, p. 1).

Não obstante temos o conhecimento das desigualdades sociais, econômicas e culturais, ou seja, os problemas da sociedade capitalista madura, da oposição entre o capital e o trabalho.

A busca do capitalismo em relação de algumas estratégias para se fortalecer seus planear tem como respaldo na dominação, no estado que se encontra oprimido e explorado; os quais eram consequências da acumulação da pobreza onde gera a miséria.

Já (Martinelli, 1991, p.55), a mesma explana que na esfera Internacional que envolve tem uma cicatriz à revogação da lei dos pobres, promulgada em 1897; onde resulta a organização e luta operária.

Façamos adendo do surgimento das Escolas Humanitárias com o aumento com uma intensidade da pobreza e a promessa de reduzir as consequências da questão social, um dos desenvolvimentos dos quais são significativos para este trabalho de educação social e familiar nos bairros, estamos falando dos Centros de Ação Social pioneiro das agências e centros sociais.

Que visa uma das práticas que são mais importantes e utilizadas neste contexto, que marca a racionalização da assistência e de sua organização em bases científicas, tinha como objetivo as visitas domiciliares, essas que visam condições de moradia e de saúde da classe trabalhadora e de socializar o ‘modo capitalista de pensar’ em entendimento de (Martinelli, 1991, p. 104).

Entende-se que o Serviço Social encontrava-se flexível com os assuntos capitalistas, que vem se apresentando alienado e alienante, que autentica sua prática social pelos motivos de função econômica. Vestindo uma ilusão de servi e de serem servidos.

Já século XX, para Cassab (2007) a mesma nos informa que os Serviços Sociais estavam presentes em grande parte dos países da Europa e Estados Unidos; uma pioneira deste movimento foi Mary Richmond, por sistematizar sua prática, caracterizou o problema social, conceituou pessoa e mundo, considerando que o indivíduo só podia ser pessoa se participa do meio social.

Estamos relatando dessa forma, a trajetória, do Serviço Social percorreu e percorrem diferentes espaços geográficos de atuação, envia a operacionalização modo pelo qual estão dispostos para cumprir certas funções da categoria profissional, a diferentes para patamares.

Seguindo adiante com nossos entendimentos, entre os anos de 1930 a 1945, coincidindo com dois grandes fatos político-sociais: a Segunda Guerra Mundial na Europa e o período do estado novo (Brasil), o serviço social no país brasileiro apresentava um caráter assistencial, indulgente, se propôs a propagar ideias novas e praticar a caridade; em um breve relato falamos também das primeiras Escolas de Serviço Social foram criadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, através de convênios com o CEAS e os Departamentos de Serviço Social dos Estados para organização de Centros Familiares em bairros pobres (Cassab, 2007), como já mencionamos acima, em ralação às visitas domiciliares façamos esse adendo.

Também tomamos conhecimento que Cassab (2007), nos anos 1935 teriam criado através de lei n. 2.497, o Departamento de Assistência Social do Estado de São Paulo a primeira iniciativa desse gênero no Brasil subordinada à Secretaria de Justiça, anos depois, outro grande avanço onde devemos reconhecer que, a criação do Conselho Nacional de Serviço Social, em 1938, durante o regime do Estado Novo, através do decreto lei n. 525, por Getúlio Vargas, vinculado ao Ministério de Educação e Saúde.

Também em 1942, foi criada a Legião Brasileira de Assistência (LBA), que serviria como órgão de colaboração junto ao Estado, para cuidar dos Serviços de Assistência Social, sendo que ainda em 1942, foi instituídos o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituições dos quais ajudam muito todos os indivíduos.

Como pode observar que posterior a guerra, quantas leis foram criadas em benefícios aos indivíduos, institui na leitura que em 1943, foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), No decorrer da década de 40 as tendências positivas e sociais ganharam cada vez mais força tendo como objetivo central superar o estágio transitório do subdesenvolvimento e do atraso e acompanhar as grandes potências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com