TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos das ciências sociais av1

Por:   •  16/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo de estudos para a prova de Fundamentos das Ciências Sociais. AV1

Rio de Janeiro, 21 de abril de 2015.

Gabriela Pangella Faskomy

  • Senso Comum:

É o conhecimento espontâneo, pois seu aprendizado é passado de geração em geração ao longo dos tempos. Esse aprendizado tem um caráter subjetivo, uma vez que depende dos valores dos sujeitos envolvidos. Também é um saber acrítico, pois não pergunta como e porque as coisas acontecem. É assistemático, pois é aprendido de uma forma difusa não sistematizada ou organizada. Assim, não pressupõe o uso de métodos. E por fim, empírico, pois se vale da observação imediata das coisas, não conseguindo ultrapassar as aparências.

  • Conhecimento Científico:

É a instauração de métodos de investigação rigorosos que permitem a formulação de explicações e compreensão das causas e efeitos dos fenômenos observados na natureza. Ao contrário do senso comum, é um saber crítico e sistemático pois necessita de métodos próprios para explicação de como e porque as coisas acontecem. Seus objetos de estudos são específicos. Possui caráter objetivo, uma vez que uma mesma experiência pode ser repetida e observada por dois ou mais cientistas em locais distintos.

  • Semelhanças e diferenças entre Ciências Naturais e Ciência Sociais:

Ambas as ciências possuem métodos próprios de estudo.

As ciências naturais estudam a própria natureza, uma realidade dada, exterior ao homem, e o sujeito se põe fora dela para estudá-la. São fatos simples, eventos isoláveis, recorrentes e sincrônicos (que se passa ao mesmo tempo, que é da mesma época), reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, em um laboratório. De caráter objetivo.

 As ciências sociais estudam as relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade. Possui caráter subjetivo, pois resulta de valores, costumes e representações histórico-culturais. Os eventos estudados têm determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, pois o laboratório é a sociedade, sendo necessário a observação do contexto em que ocorrem os fenômenos podendo ser eles tempo (histórico), espaço (geográfico) e meio( cultural).

  • A investigação científica da sociedade. Utilidade das ciências sociais no mundo contemporâneo.

  • Cultura:

“É todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade.”

“A vida total de um povo, a herança social que o indivíduo adquire de seu grupo.”

É aquilo que não está na natureza. É a lente pela qual condicionamos nossa visão de mundo.

  • Crítica ao Determinismo:

A teoria do determinismo afirmava que as diferenças do ambiente condicionavam a diversidade cultural. O homem é resultado do meio cultural e herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento adquirido pelos seus ancestrais. Não basta a natureza criar pessoas inteligentes, se estas não obtiverem educação para desenvolverem suas aptidões. A crítica ao determinismo levanta questões relacionadas a comportamentos semelhantes de diferentes indivíduos nascidos em diferentes lugares ou comportamentos diferentes de indivíduos nascidos em um mesmo lugar que vão contra a idéia de que o lugar determina o comportamento dos mesmos.

  • A Prática Etnográfica:

“Transformar o exótico em familiar (1º ordem) e o familiar em exótico (2º ordem)”

A prática etnográfica consiste no trabalho de campo do antropólogo através do qual se produz a analise e a descrição do grupo estudado. Esse trabalho pode ser considerado como uma situação metodológica de encontro intercultural. É para o antropólogo uma espécie de iniciação, de rito de passagem (momentos anteriores que precedem a mudança de situação na ordem social), ou seja, de transição de um status social para um novo. Esse método clássico visa realizar a descrição dos significados pertencentes a um determinado grupo. Atua enfatizando a exploração da natureza e de um fenômeno social particular, realiza entrevistas em profundidade, inicia observação, analisa o discurso dos informantes, investiga os detalhes de um fato, lança perspectiva microscópica e por fim interpreta os significados e práticas sociais. Investiga a realidade de um grupo e o saber gerado a partir do ponto de vista do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com