TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funçao 1 grau

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Engenharia de Produção

Géssica Lima

Lais Aguiar

Marcus Gabriel

CAPITULO 3:O que é preciso saber sobre conjuntura econômica?

Betim

2014

Géssica Lima

Lais Aguiar

Marcus Gabriel

CAPITULO 3:O que é preciso saber sobre conjuntura econômica?

Trabalho apresentado a disciplina de Empreendedorismo do curso de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador: Mario Augusto Palhares

Betim

2014

Indice:

  1. Resumo ............................................................................................................ 4
  2. Introdução ........................................................................................................ 5
  3. Ambiente econômico Favorável ....................................................................... 6
  4. Fatores básicos para o ambiente favorável ..................................................... 6
  5. Condições do ambiente econômico ................................................................. 8
  6. Conjuntura econômica ..................................................................................... 8
  7. Conjuntura de mercado ................................................................................... 9
  8. Demanda de produtos ....................................................................................10
  9. Mercado de trabalho .......................................................................................10
  10. Regulamentação governamental ....................................................................11
  11. Conjuntura Global ...........................................................................................12
  12. Conjuntura e concorrência ..............................................................................12
  13. Conclusão .......................................................................................................14
  14. Referencias .....................................................................................................15

Resumo

O capítulo “O que é preciso saber sobre conjuntura econômica” trata de temas importantes, como qual ambiente econômico é satisfatório para o mercado, levando em consideração que o estado deve empregar uma tributação justa para estar aliado a um encorajamento por parte dos empreendedores, de que seus investimentos não se transformarão em prejuízo.  

Combate a corrupção e estabilidade legal aludindo à importância de se ter governantes dignos de seus cargos, pois ao contrário a competitividade é desigual gerando ainda uma maior incerteza sobre futuros investimentos. Pois se a lei é volátil, a justiça não funciona, e ainda os contratos não são respeitados não há boas expectativas para qualquer investimento.

As condições do mercado para funcionar tal como concorrência, demanda, oferta, crescimento econômico, taxa de juros, inflação, deflação, competitividade, regulamentação,fator cultural, taxa cambial, a problemática das situações onde as condições não são favoráveis e o que mais compõe este tema serão tratados com maior profundidade nos capítulos seguintes.

Introdução

Este trabalho visa relacionar o empreendedorismo com a conjuntura econômica global, a influência do ambiente econômico sobre os empreendimentos, bem como as condições e os componentes ligados a um ambiente econômico favorável à manutenção e ao desenvolvimento de novas empresas. Tema este que é imprescindível para o mercado global, pois regulamenta os fatores necessários para validar negociações sociais, empresariais e estatais.

Para dar maior clareza e entendimento abordaremos temas políticos, econômicos e sociais que são os pilares da economia atual como tributação, juros, oferta e demanda, inflação onde temos vários fatores influenciáveis que são caracterizados como inflação de demanda, inflação de custos, inflação inercial e inflação estrutural e deflação entre outros, explicando o que são e quais são suas áreas de atuação.

Especificando como esses fatores podem e vão influenciar o nosso dia a dia, as nossas tarefas, o nosso trabalho e a vida da nossa família.

Podemos como um grande exemplo de influência econômica a vinda da copa do mundo e dos jogos olímpicos para o Brasil. Com a vinda destes eventos temos a ocorrência do aumento do número de ofertas de emprego como garçons, faxineiras, arrumadeiras e etc.

Com o grande número de turistas a economia fica aquecida com a valorização dos nossos produtos, dos nossos pontos turísticos e comercio.  

E podemos citar o FMI (fundo monetário internacional) que foi criado em 1945 e tem por objetivo estabelecer a cooperação econômica em escala global.

E por último o OMC (organização mundial do comercio) que tem como principal instancia administrar o sistema multinacional do comercio.

 

“Capitalismo: forma histórica que organiza toda vida social em torno do mercado.”

                                                                                                              Karl Marx

1 Ambiente Econômico Favorável

O ambiente econômico pode ser considerado favorável à criação de empresas e consequentemente empregos, quando existe uma junção dos fatores sociais, econômicos e políticos que determinam o bom funcionamento do mercado, podendo existir até em um crescimento econômico determinado pelo aumento na produção de riquezas de um país num determinado período que é definido como Produto Interno Bruto (PIB).  

     

  1. Fatores básicos para o ambiente favorável:  

- Carga tributaria: Taxas, impostos e tributos são a porcentagem cobrada por produto ou serviço e podem em alguns casos acabar com a expectativa dos empreendedores em obter lucro, afugentando-os de novos investimentos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com