TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusao Casas Bahia

Artigos Científicos: Fusao Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 8

De origem humilde Samuel Klein adora contar histórias do mundo dos negócios. Nem de longe deixa transparecer os horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial, quando abandonou uma Europa ameaçada por regimes autoritaristas e fincou raízes em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Sobre esse tempo, Klein parece ter uma memória seletiva. O passado deixou suas marcas, mas não dirige o futuro. “Eu vivo e deixo os outros viverem”, costuma dizer. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração, sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio e Samuel nunca mais os viu. Samuel afirma que sua sorte foi ser jovem e forte, pois isso fez com que os nazistas o mandassem para um campo de trabalhos forçados, onde sobreviveu com suas habilidades de carpinteiro, ofício que havia aprendido com o pai. No campo de concentração aproveitou uma distração dos guardas e fugiu, em cinco anos juntou dinheiro se casou com uma alemã de nome Ana, andou por vários países em busca de paz, então chegou ao Brasil e na bagagem, além da família, trazia o sonho de prosperar em um país onde, principalmente, se podia viver em paz. Com sua charrete começou a vender mercadorias (roupas de cama, mesa e banho) e quem não podia pagar a vista oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário. Com o dinheiro de suas vendas montou sua primeira loja o qual chamou Casa Bahia em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. No endereço de número 567, da Avenida Conde Francisco Matarazzo, Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens. A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e, lógico, adquirir novas mercadorias. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar na potência dos dias de hoje. Admirador das máximas, Samuel Klein costuma repetir: “Cresci junto com o Brasil, não fiquei parado vendo o país crescer. Temos que amar o país em que vivemos”.

As Casas Bahia eram sinônimas de oportunidade e crescimento. A seu favor pesava a administração familiar que agilizava a tomada de decisões em todos os níveis da empresa. Empresa familiar é a que foi fundada por um membro da família e foi transmitida, ou espera-se que se transmita, aos seus descendentes. Os descendentes do fundador ou fundadores originais terão a propriedade e o controle da empresa. Além disso, membros da família trabalham e participam da empresa e dela se beneficiam. (BORK, 1986). Governança corporativa nas empresas, as características pessoais do gestor da empresa familiar e a forma de gerenciar as empresas, o trabalho em equipe nessas organizações, a superposição de papéis, a direção estratégica e a avaliação de gestão, os órgãos de administração da empresa, e, principalmente, a importância da governança corporativa para as empresas familiares.

O processo de fusão entre Casas Bahias e com o grupo Pão de Açúcar e um processo lento e vai exigir muito a compressão e adaptação por parte da família Klein, pois o modelo de gestão Klein e ligado muito ao meio cultural e familiar, já o grupo Pão de Açúcar mede outra linha de gestão, um dos principais entraves é a filosofia de cada uma das empresas, as empresas pensam de forma diferente e trabalham de maneiras distintas. As duas redes têm formas contábeis diferentes de calcular indicadores, como provisão de débitos e atraso de pagamentos. A taxa de inadimplência nas Casas Bahia chega a 12% em algumas regiões do País e, na média, está em 10%. No grupo Pão de Açúcar essa taxa não passaria de 5%. Além disso, o Pão de Açúcar já ressaltou que será preciso investir na integração das redes, e essa conta é alta. A estratégia de negócio das duas empresas continuará distinta. As Casas Bahia devem continuar focadas na classe C e o Pão de Açúcar, com suas lojas do Ponto Frio, focará nas classes A/B. O desafio será unir culturas organizacionais tão distintas.

A origem das Casas Bahia, e cultura e muito diferente do grupo Pão de Açúcar, isso dificulta a harmonia da fusão. Segundo Samuel a humildade para ter uma equipe capaz de brigar e defender seus ideais justamente porque acredita no papel do líder que a conduz e reconhece sua capacidade, conhecimento e valor moral. Para isso, mostre aos liderados que as dificuldades devem ser enfrentadas e transformadas em oportunidades. Para Samuel Klein que não se deve ter o dinheiro como objetivo do negócio ou do crescimento da empresa, mas, sim, como resultado. Por um lado, está Abílio Diniz, o herdeiro de “Seo Santos”, homem pragmático, de discurso repleto de números e cifras, e voltado sempre para as vantagens do mercado. De outro lado, está Samuel Klein, o velho patriarca, cheio de subjetividade que faz confundir empresa e fundador.

Com a fusão dessas duas empresas onde as filosofias diferentes atrapalham o dia a dia segundo um executivo que está participando do processo de integração, a união entre as duas empresas poderia estar mais adiantada e caminhando de forma melhor. Para ele, um dos principais entraves é a filosofia de cada uma das empresas: As empresas pensam de forma diferente e trabalham de maneiras distintas. É assim que está sendo afirmou o executivo. Casas Bahia e Ponto Frio estão inseridos, no mercado formal, comercial, de varejo, tendo inclusive também a inclusão no mercado digital (internet), e lojas virtuais.

Missão, Visão, Valores.

Ponto Frio uniu a força uma marca sólida, forte nas categorias mais relevantes do e-commerce e reconhecida em todas as classes sociais, com a força de uma equipe sênior, coesa, experiente e 100% focada no varejo digital. Estamos trabalhando para construir a melhor opção de e-commerce do Brasil para clientes, fornecedores e funcionários. O Pontofrio.com tem como objetivo servir bem, oferecendo aos nossos clientes um serviço ágil, de confiança e um atendimento de excelência. Queremos que nossos clientes tenham uma experiência positiva durante o processo de compra. Acreditamos que esta experiência deva começar pela identificação das suas necessidades, pela oferta dos melhores produtos e os últimos lançamentos, por preços e condições de pagamento competitivo, e pela agilidade e pontualidade da entrega. O Pontofrio.com acredita no relacionamento com os fornecedores pautado pelo respeito entre as partes. Queremos ser verdadeiros parceiros de negócio, promovendo novas oportunidades e buscando negociações corretas, sustentáveis e que beneficiem os dois lados. Uma equipe diferenciada e motivada, com grande experiência no segmento, comprometida com nossos valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com