TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO EMPRESARIAL

Dissertações: GESTAO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.334 Palavras (14 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO 3

2 ORÇAMENTO 4

2.1 Orçamento Geral 4

2.2 Orçamento Flexível 5

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 6

4 QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 6

4.1 Isenção Tributária 9

4.2 Imunidade Tributária 10

5 BALANÇO PATRIMONIAL 10

6 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 12

7 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 14

8 COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM REALIZADO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 15

9 CONCLUSÃO 16

10 REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Hoje, o mundo corporativo dos negócios, o mercado está à procura de profissionais qualificados e com visão para gerenciar o processo. O orçamento é uma informação rápida e eficaz. Embora seja complicado que pode fornecer serviços a reduzir a taxa de erro de informação e maximização do lucro.

O orçamento é uma ferramenta para o planejamento e controle em que as empresas buscam planejar com antecedência sobre o que fazer e os recursos para ser implantado, sendo assim verificar o que foi planejado com o que está sendo executado.

RESUMO

Este trabalho apresenta uma análise do orçamento empresarial com elemento essencial no processo de gestão. Tem como o principal conceito, característica e tipos de orçamento para o conhecimento geral do processo. Discutir o impacto dos grandes orçamentos na tomada de decisão do controlador. A aplicação bem sucedida requer a organização dos dados e orçamento definição é atingido. Orçamento é uma ferramenta importante para a tomada de decisões.

2. ORÇAMENTO

Orçamento permite coordenar, avaliar e controlar operações diárias, observando suas metas determinadas no plano de lucros, de forma rápida, comparando o desempenho efetivo com o planejamento.

De acordo com Welsch (1973) “Define orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões”.

Por sua vez FREZATTI (2000, p.30), diz que o orçamento surge como sequência à montagem do plano estratégico, permitindo focar de forma simplificada as suas ações mais importantes. Sendo assim, caso tal plano seja elaborado adequadamente, o orçamento terá grandes oportunidades de se manter coerente e consistente.

2.1 Orçamento Geral

Segundo Santos e Bazoli (2009, P 105) “Orçamento geral é o orçamento da quantidade de vendas”.

Um orçamento é uma expressão quantitativa formal de planos da administração. O orçamento geral resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização – vendas, produção, distribuição e finanças. Quantificam metas para vendas, produção, lucro líquido e posição de caixa e para qualquer outro objetivo especificado pela administração. Horngren (1981, p. 117)

De acordo com a descrição de Santos e Bazoli (2009, P 105) afirma que orçamento geral de uma empresa é subdividido em Orçamento operacional e Orçamento Financeiro.

Orçamento Operacional demonstra funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes, ou seja, é sustentação operacional da organização.

Orçamento Financeiro é composto pelo orçamento de consumo do capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício.

2.2 Orçamentos Flexíveis

Orçamento flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade e permitem uma análise mais completa das variações. São projetado nas demonstrações financeiras e preparado para melhorar o controle de receitas e despesas, e devem ser usadas para controlar as entradas e saídas de recursos antes de sua ocorrência real e, portanto, fornecer uma meta antecipada.

Segundo Horngren, Foster e Datar (2000, apud FELISBINO 2003, p. 33), afirmam que o orçamento flexível:

[...] é ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade real (ou receitas e direcionadores de custos reais). O orçamento flexível permite que os gestores calculem um conjunto mais vasto de variações que o orçamento estático.

No orçamento flexível, ao se orçar o volume de recursos necessário para determinado fim, orça-se uma faixa de recursos e não um número pontual.

De acordo Padoveze (1994, apud LUNKES 2003, p. 109), ele descreve que,

[...] no caso de orçamento flexível, em vez de um único número determinado de volume de fabricação ou vendas, a empresa admite uma faixa de atividades, onde tendencialmente irão situar-se tais volumes de produção ou venda.

Horngren, Foster e Datar (2000, p. 154), completa ainda que o orçamento flexível e as variações dentro da faixa de volume de atividade orçada ajudam os gestores a visualizarem as razões que levaram os resultados reais a diferenciar-se dos planejados.

3. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Orçamento tem como ponto inicial de uma gestão. É uma das ferramentas fundamentais para a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Assim os gestores têm o compromisso definido no plano estratégico, que acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento.

O orçamento tem como ponto positivo para a gestão criar e transmitir instrumentos que permiti a gestão coordenar diversos fatores produtivos e administrativos da empresa.

Orçamento está ligado ao fato de gerir* uma empresa com responsabilidade e competência, assim com objetivo de alcançar metas para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

*Gerir significa administrar, tomar decisões.

4. QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

De acordo com Código Tributário Nacional Art. 3º “Tributo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com