TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO: Antecedentes e conceitos da organização

Artigo: GESTÃO: Antecedentes e conceitos da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Artigo  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO: FUNDAMENTOS E CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO.

A administração – assim como suas teorias – vem sendo aplicada pelo homem há aproximadamente 4.000 anos a.C., nos projetos de arquitetura de pirâmides e irrigação proveniente do Rio Nilo (Egito). Tais ideias evoluíram até o período greco-romano, onde o homem difundiu a administração e criou “setores” e “cargos” operacionais. Alguns anos mais tarde, durante a Revolução Industrial, a administração surgiu como disciplina.

Uma organização administrativa deve ser hierárquica e funcional, além de se relacionar com os setores dentro de seu ambiente corporativo. Tal relação contribui para o planejamento estratégico, parte fundamental de uma boa – e segura administração.

“Toda organização é parte integrante do seu ambiente. Enquanto os níveis operacionais estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe a ela. Assim, o conhecimento objetivo sobre o ambiente é fundamental para o processo estratégico, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a empresa e as forças externas que afetam direta ou indiretamente seus propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas, estrutura, recursos, planos, programas, projetos, procedimentos, etc”

(OLIVEIRA, 1998)

Uma das ideias fundamentais da administração é o planejamento estratégico, com o objetivo de obter conhecimento de mercado e forças externas que possam afetar diretamente e/ou indiretamente a organização. Para isso, é necessário um estudo detalhado de toda a situação, ou seja, um planejamento; planejamento este, que é um dos principais conceitos básicos da administração atual.

Para que uma empresa possa evoluir é necessário uma boa organização por parte de seus líderes, para isso, eles se baseiam em princípios e fundamentos da administração, entre eles podemos citar a ética, os valores, a missão e a meta da organização. A evolução faz parte de qualquer administração bem planejada. “A organização só é possível se houver um planejamento, a fim de executá-lo adequadamente.” (LUPETTI, P. 26). Desde o seu surgimento, os líderes desta corporação vem buscando a melhoria contínua de seu sistema organizacional, tendo como conceito básico os valores humanistas.

A estruturação de uma boa administração consiste em incentivar os seus colaboradores a evolução, visando sempre a sobrevivência da organização. Para que essa possa se manter meio ao mercado atual, é necessário que toda a equipe seja gerada pela mesma missão e a mesma visão. Segundo Ricardo Vargas “Estrutura, processos e cultura são gerados pela mesma entidade: a organização que se diferencia e evolui, buscando a sobrevivência e o desenvolvimento no mercado em que se insere: Paradoxalmente, eles são a ‘representação’ da organização que os cria.” (2005, P. 96).

A cultura de uma empresa é também um dos principais fundamentos da organização, seguido, é claro, pelos seus princípios e filosofias. Para que uma organização cresça em meio ao cenário atual, é necessário que ela se estabeleça em colunas de sustentação, que são mantidas pelos seus dirigentes e colaboradores, afim de que ela cresça e evolua de acordo com seus investimentos e tarefas.

Para isso, é necessário que o administrador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com