TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1

Aula-tema: Fundamentos da Administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.

Administração, ato de gerenciar ou administrar negócios, pessoas ou recursos, com finalidade de alcançar metas definidas.

É um ramo da ciência humana, que se destina a prática de um conjunto de normas e diretrizes dentro de uma organização, seja ela pública ou privada.

É uma palavra de origem do latim “administratione” que significa direção.

O modelo de administração usada nas organizações vai determinar sua eficácia, com isso os administradores têm um papel de valiosa importância, seu papel na organização é amplo e deve ser atuado em outras situações, como por exemplo, na publicidade e sistema de informação, entre outros.

A administração é a disciplina que se encarrega da gestão científica dos recursos e da direção do trabalho humano, como em um resultado positivo do seu objetivo. É o ato de planejar, organizar liderar, controlar e executar.

A principal razão para ser estudada é o impacto que ela tem sobre o desempenho das organizações.

É importante ressaltar que este conhecimento é baseado através de termos ou teorias produzidos pelas experiências de grandes administradores, vejamos:

Teorias: interpretações sobre a realidade, que pode ser definida de várias maneiras.

Enfoque ou Pensamento: é a forma de interpretar as organizações em seu modo particular.

Escola: linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque para analisar ou adotar o mesmo raciocínio, os autores que formaram estas  escolas na maioria das vezes viveram e vivem em  locais distintos.

Modelo de gestão: doutrinas e técnicas do processo administrativo, que muitas vezes é um modelo que esta associado a uma base cultural.

Modelo de organização: conjunto de características que definem o modo que as organizações são administradas.

Doutrina: é o principio ou conduta que contem valores implícitos ou explícitos , assim aponta o modo que deverá agir e proceder nas tomadas de decisões.

Técnicas: É o modo de organizar os problemas, são as soluções, em forma de organogramas e metodologias de planejamento, uma das ideias mais importantes de Taylor.

Conceitos: é a representação de uma ideia que é expressa por palavras.

Visto todas estas teorias passamos a observar a criação das escolas clássicas, ou seja, escolas que ainda são exemplos nos dias atuais, nossos modelos e eficiência em organização e processos produtivos , combate ao desperdício, administração como processo, e eficiência no modo burocrático da organização, são suas principais características, os integrantes desta escolas e suas linhas de pensamentos são:

Frederick Winslow Taylor: modelo de administração científica é o sistema de organização industrial criado por ele no final do século XIX, sendo sua principal característica a divisão de tarefas dentro da organização, assim obtém maior rendimento e eficiência, em menor tempo. Ele também apontou outros problemas ainda vividos nos dias de hoje, como a má administração por parte das gerencias, falta de divisão dos trabalhos, falta de integração entre funcionários e entre os departamentos, trabalhadores em áreas que não são bem aproveitados, que poderiam render melhor, em áreas mais específicas.

Henry Ford: sua principal característica é o modelo de linha de montagem, que foi uma revolução da administração dentro das organizações, sua metodologia era produzir mais e mais barato em maior quantidade, segundo ele tudo deveria ser produzido no mesmo local no exemplo dos automóveis ele deveria ser produzido e montado no mesmo local, assim minimizaria custos. Ele também valorizava as ideias dos funcionários e acreditava na contribuição deles no processo produtivo. Ford fez com que todos os seus trabalhadores pudessem adquirir o seu produto, através de um preço acessível. Assim ele divulgaria sua marca e seu produto. Outra ideia de grande importância foi à criação de um livro com explicações de pequenas técnicas e concerto do produto, que hoje podemos chamar de manual de instruções.

Henri Fayol: Fundador da Teoria Clássica Administrativa, e autor da administração geral nas indústrias, direcionava seus trabalhos na empresa como um todo, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário dos modelos anteriores.

Sua visão diferente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono) foi de gerenciar, baseava-se em seis funções: produção, comercial, contabilidade, gestão de administração e segurança, medidas estas que são adotadas até nos dias de hoje.

Max Weber: ação racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.

Para ele a ação social é aquela que é orientada no outro, algumas atitudes coletivas que não se consideram sociais. Burocracia como forma de autoridade e eficiência em burocracia são suas linhas de pensamento, para ele burocracia é um conceito administrativo, vastamente usado por um sistema de hierarquia com grande divisão de responsabilidade, onde seus membros executam regras e procedimentos com engrenagem e uso de máquinas. Para ele as pessoas são os principais recursos que a organização utiliza para alcançar seus objetivos.

 

Escola Neoclássica

É assim chamada pelos escritores, pois é a fase seguinte da história da administração, foi o momento em que o foco se deslocou da eficiência para a competitividade, os pioneiros a estudar suas ideias foram Pierre Du Pont e Alfred Sloan.

É também chamada de Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou, ainda Abordagem Universalista da Administração.

Com ênfase na prática da administração é caracterizada por uma nova administração, em busca de resultados sólidos.

Os neoclássicos pretendiam organizar as coisas, reestruturando todo o modelo da teoria clássica, tornando-o mais amplo e flexível. Eles abordam os administradores como essência em qualquer organização, assim os objetivos e resultados são os fatores de maior importância afinal é para isso que as organizações existem.

Outra característica importante é que este modelo de administradores são mais ecléticos, aproveitando os conteúdos já abordados anteriormente.

A função do administrador passou por algumas adaptações, com isso excluíram os exageros e os erros das teorias anteriores.

O desempenho do indivíduo é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações, são eles que efetuam decidem e planejam.

As organizações não vivem individualmente, elas são diferentes no seu modo de agir, mas se assemelham no modo de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com