TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Casos: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  4.244 Palavras (17 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 17

Índice

1. A importância da contabilidade

2. O que é sistema de acumulação de custos

3. Qual a diferença entre custeio por absorção e custeio variável

4. Como podemos definir custos indiretos de fabricação

5. Unidades equivalentes de produção

6. Como se forma preços de venda com base nos custos

7. Tributos devidos sobre o faturamento mensal pela nossa indústria

8. Margem de contribuição e ponto de equilíbrio.

1. A importância da contabilidade industrial na atualidade

A contabilidade é muito importante pois é o ponto de partida para o sucesso de uma empresa industrial, assim temos que lembrar que um plano de contas bem elaborado previne problemas estruturais posteriores na contabilização. Não é só o grande empresário que necessita da contabilidade para ter os controles financeiros, tributários e de gerenciamento de suas operações; a contabilidade também é indispensável para que todas as categorias de empresários possam saber com precisão a sua lucratividade por seguimento operacional e até por produto fabricado ou revendido, alem de ter a rentabilidade do capital investido e a produtividade da Mão-de-obra e dos equipamentos utilizados. A contabilidade possibilita ainda o perfeito conhecimento do montante dos ativos fixos e variáveis e dos passivos. Através da analise das demonstrações contábeis são obtidos a situação liquida patrimonial da empresa nas diversas etapas do negocio e ainda diversos índices de liquidez e de risco de credito.

a. Contabilidade na atualidade

A Contabilidade, certamente, é uma das áreas que se encontra em constante mudança,.motivada.pelo.crescimento.econômico.e.a.globalização.

Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adequando ao desenvolvimento da sociedadee buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões. Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para tomada de decisões. A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país.

Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente.podem.fazer.a.diferença.

A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Um dos fatores é a alta carga tributária que chega a 1/3 do PIB nacional, com isso muito profissionais contábeis acabam por apenas cumprirem com as suas obrigações fiscais e tributárias de seu cliente, não se preocupando em muitos casos com o mercado ao redor do cliente, seu desenvolvimento e sua situação atual nomercado competitivo. Hoje é necessário que o profissional estude constantemente as mudanças para se manter dinâmico e eficaz. Certamente o ensino está passando por grandes transformações e um dos motivos é a constante alteração nas legislações e na lei das Sociedades por Ações. Tais mudanças acabam trazendo complicações ao futuro profissional, sendo necessário ao aluno estar se adequando sempre à legislação corrente no país. Fica clara a importância de o contador desenvolver-se no processo de formar e buscar as informações, e ser um conhecedor completo do mercado globalizado. O conhecimento passa a ser a resposta para o sucesso ou fracasso do profissional sendo que as empresas passam por um processo de globalização. Uma contabilidade eficaz pode ser a chave do sucesso ou se ineficaz, o fracasso de um negócio. Por isso a contabilidade apóia as necessidades normais dos negócios, empresas procuram profissionais para consultoria e assistência em vários assuntos, sendo que os principais interesses atualmente, são a redução dos custos e alcançar a qualidade conseguindo com isso bons lucros onde o conhecimento hoje não é um recurso, mas o recurso.

2. O que é sistema de acumulação de custos

Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos. Entretanto, apenas cinco são os mais empregados. Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda, a Contabilidade de Custos emprega o Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção. Uma vez que osprodutos são específicos e perfeitamente identificados, a preocupação do Sistema é acumular os custos por produto.

Quando a entidade fabrica os produtos de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da Contabilidade de Custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases produtivas e em seguida dividir os custos pela quantidade produzida no processo, durante certo período. Encontramos uma das maiores diferenças entre os dois Sistemas de Acumulação de Custos: enquanto um sistema deseja custear os produtos, o outro deseja custear o procedimento de fabricação de determinado período.

Para as finalidades de controle das operações e dos próprios custos, a Contabilidade de Custos ainda procura identificar os custos por departamento, por setor, por centro, por unidade, enfim por componente operacional. Os custos serão identificados direta ou indiretamente aos departamentos ou aos centros de responsabilidade. A Contabilidade de Custos assume a tarefa de ajudar o encarregado do Centro de Responsabilidade a cumprir sua responsabilidade contábil, produzindo relatórios onde vai incluir os custos diretos e indiretos, os custos controláveis e não controláveis pertinentes ao Centro. A essa ajuda, chamamos de Sistema de Custos pela Responsabilidade.

Aparece ainda em destaque, entre os Sistemas de Custos, o Sistema de Custos Previsionais. Esse sistema tem duas finalidades principais: o planejamento das operações e o controle dessasoperações. A administração faz a previsão de suas operações para determinado período ou para a execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com