TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Projeto de pesquisa: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUIZ HENRIQUE NOSSOL

GESTÃO INDUSTRIAL

Alta Floresta – MT

2014

LUIZ HENRIQUE NOSSOL

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 5º semestre.

Orientadores: Professores do 5º semestre.

Alta Floresta – MT

2014

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................7

4 BIBLIOGRAFIA........................................................................................8

GESTÃO INDUSTRIAL

Esse modelo de gestão Gera informações para apoio a tomada de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a sua capacidade produtiva, com base em informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas. A identificação de pontos de gargalos é facilitada, através da geração de gráficos e relatórios gerenciais. Dentro desses relatórios podemos começar destacando pontos como a Formação do Preço de Venda de uma Empresa Comercial

Para se calcular o preço de venda de uma mercadoria, precisamos saber:

1) O valor do custo dessa mercadoria.

2) O regime tributário da empresa, para cálculo das alíquotas de impostos.

3) Pagamento de comissões sobre a venda.

4) A participação dos custos fixos (despesas operacionais) em relação às

vendas.

5) A margem de lucro líquido esperada

A formação do preço de venda para uma indústria, se da a partir do momento em que se tem o custo do produto, ou seja, o custo da produção, segue a mesma metodologia

do cálculo do preço de venda para uma empresa comercial.

Para se chegar ao custo de produção de uma unidade de produto, deve-se agregar todos os custos diretos e indiretos para sua fabricação

Temos também a diferença entre Custeio por Absorção e Custeio Variável, que nada mais é que O critério do custo por absorção é aquele que inclui todos os custos indiretos de fabricação de um certo período nos custos de suas diferentes atividades industriais. A finalidade principal do critério é ter o custo total de cada objeto de custeio. Esse custo total se destina, entre outros fins, a compor informação significativa no auxilio à decisão de estabelecer os preços de venda dos produtos ou dos serviços.

O critério do custo direto (ou variável) é aquele que só inclui no custo das operações, dos produtos, serviços e atividades os custos diretos e variáveis. Para que um custo (ou uma despesa) detenha as condições necessárias para compor o custo de um produto, é necessário que esse custo seja facilmente identificado com o produto, isto é, seja direto (onde não necessite rateio) em que seja variável diante da variabilidade de um indicador que represente o produto, a operação, o processo, o componente ou a atividade. A finalidade principal do critério é a determinação da contribuição marginal total ou unitária de cada objeto de custeio.

Formação de preço de vendas: É o Cálculo que tem por base a abrangência e cobertura de todos os custos da empresa e geração do lucro desejado. É como dizer que a partir da venda de qualquer produto você estará tirando os custos ligados à empresa, sejam eles: Custo fixo, Custo Variável ou Não Operacional e, assim, obtendo determinado lucro.

Em outras palavras, para determinar o que deve sobrar para sua empresa no final é necessário primeiro entender os conceitos citados e, a partir daí, traçar sua meta de remuneração do capital investido, ou seja, o “seu lucro”. A questão é: quanto eu espero que determinado produto gere de lucro para que eu invista no negócio?

Lembrando sempre que, na outra ponta, está o mercado - clientes que atuam de forma concorrencial e influenciam o preço final dos produtos. De nada adianta colocar ou desejar uma margem de lucro muito alta se o mercado não aceita, por isso tratamos esta situação como uma variável não controlada. Você deve então colocar seu foco nas variáveis que pode e deve controlar dentro da sua empresa e da sua estrutura de formação de preços, que são os custos fixos e variáveis.

Como calcular a margem de lucro média para a sua atividade: o lucro é o que sobra das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas, inclusive o pró-labore. Cada tipo de atividade tem uma margem de lucro. Salientamos que o lucro destina-se a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com