TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO teoria Fayolle

Tese: GESTÃO teoria Fayolle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  8.480 Palavras (34 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 34

INTRODUÇÃO

A Administração é o ato de trabalhar por meio das pessoas para elaborar os objetivos tanto da organização quanto dos seus membros; é um método de planejar, organizar, administrar e inspecionar o uso de recursos a fim de compreenderem as metas.

Este trabalho mostra o crescimento das competências e habilidades que são desenvolvidas ao longo das normas da teoria da Administração.

Mostrando como certificar e determinar os problemas, reduzir as soluções, refletir estrategicamente, incluir as mudanças no processo produtivo, antecipa exercer, deslocar e propagar os conhecimentos e atuar, em diferentes intensidades de complexidade no processo de tomada de decisões. Amplificar as expressões e interação compatíveis com a atividade profissional, até nos métodos de negociação e nos diálogos interpessoais ou inter grupais.

Ampliar a habilidade de mudar os conhecimentos da vida e da experiência do dia a dia para o ambiente de trabalho e campo de representação profissional, evidenciando-se um profissional acomodável. Aumentar a capacidade para executar consultoria em gestão e em administração, habilidades administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

A administração é visualizada como uma habilidade humana que teve sua construção teórica relacionada sob a influência de diversos filósofos da época e em suas teorias se afetivo após a revolução industrial com os percussores Taylor e Fayol, com a famosa teoria clássica.

ADMINISTRAÇÃO

A Administração como habilidade humana: O termo de habilidade humana é aquela aptidão que os executivos utilizam para trabalhar eficientemente como um complementar de um grupo para fazer um esforço conjunto com os demais componentes do grupo que administra.

O individuo que obteve grandes habilidades humanas é ciente das suas próprias atitudes, opiniões e razões rodeados de grupos de outras pessoas; sendo apto de harmonizar as vantagens e as restrições de tais sensações.

O surgimento da Administração: As Teorias da Administração apareceram durante a revolução industrial, porém antigamente o serviço era confeccionado de maneira manufaturada pelos artesãos do campo, e passou a ser executados por fabricas surgindo à necessidade da empresa para a execução deste trabalho de maneira eficaz, dando inicio as teorias administrativas, porem a teoria da administração cientifica mais conhecida são de Frederich Taylor, logo depois apareceu à teoria das relações humanas de Henry Fayol.

A administração mostra os principais acontecimentos anexados no inicio das teorias da administração como conhecimento cientifico sendo uma conseqüência de razões das atividades de uma empresa, sendo ela lucrativa ou não lucrativa.

A administração trata dos planejamentos, da organização, da direção e do comando de todas as tarefas distinguidas pela separação de serviços que acontecem dentro de uma empresa.

A Teoria Geral da Administração é a competência humana que conquista os estudo da administração em geral, não se impressionando onde ela esta sendo empregada, se é nas empresas lucrativas ou não lucrativas.

A TGA trata da analise da Administração das organizações em geral.

Existem três tipos de habilidades:

• Habilidade técnica: é a aplicação de conhecimentos, processos com técnicas e equipamentos importantes para a execução de atividades determinadas, por meio de conhecimentos e da educação.

• Habilidade humana: é a aptidão e agilidades de trabalhar com pessoas, de se dialogar, alcançar as atitudes e motivações para dirigir grupos de pessoas.

• Habilidade conceitual: é a capacidade de compreender a complexidade da empresa num todo, fazendo com que os indivíduos se comportem de acordo com as metas da organização e não só de acordo com as metas e as necessidades de seu grupo ou departamento imediato.

Taylor é conhecido como o criador do movimento que começou com o chamado da administração cientifica.

Depois de vários anos de estudos Taylor chegou à conclusão que a baixa produtividade do trabalho atingiu um terço do que seria habitual não decorrente apenas do funcionário, mas também do processo imperfeito de administração, de processos muito incompetentes da empresa e de ausência de uniformidade das técnicas e de métodos de trabalho aproveitado.

Teoria de Fayol: Fayol é considerado o pai da teoria clássica da administração, suas comprovações era de sucesso profissional em que se consistia de preferência aos processos utilizados. Tinha como motivo o aumento da eficiência das organizações, o acréscimos da produtividade do trabalho, relevo nos seus estudos.

Teoria Clássica da Administração: Henri Fayol foi o fundador da teoria clássica da administração. Ela se caracterizava pelo foco na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.

O estudo das tarefas de cada indivíduo concedeu lugar a uma visão global e universal da organização.

Ele dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho. Fayol via a organização como um corpo empresarial e as tarefas desse corpo eram encaixadas em 6 funções:

1. Funções técnicas: produção de bens e serviços da empresa.

2. Funções comerciais: compra venda e permutação/troca.

3. Funções financeiras: procura e gerência de capitais.

4. Funções de segurança: proteção e preservação dos bens e das pessoas.

5. Funções contábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

6. Funções administrativas: relacionadas com as outras cinco funções integradas, pairando acima delas.

Fayol definiu elementos das funções do administrador, a saber:

• Prever: Visualizar o futuro;

• Organizar: Organismo material e social da empresa;

• Comandar: Dirigir e orientar os funcionários;

• Coordenar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com