TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

Monografias: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A gestão na adolescência é considerada um indicador negativo de desenvolvimento social uma vez que ocasiona inúmeros problemas na vida da adolescente e pode levá-la a situações drásticas, como o aborto e o desencadeamento de sofrimento físico e psíquico (ADESSE et al.,2008).

A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as consequências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente. No Brasil os números são alarmantes.

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. Assim sendo, além da falta ou má utilização de meios anticoncepcionais, a gravidez e o risco de engravidar na adolescente podem estar associados a uma menor autoestima, à um funcionamento familiar inadequado, à grande permissividade falsamente apregoada como desejável à uma família moderna ou à baixa qualidade de seu tempo livre.

De qualquer forma, o que parece ser quase consensual entre os pesquisadores, é que as facilidades de acesso à informação sexual não tem garantido maior proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e nem contra a gravidez nas adolescentes.

Gravidez na adolescência é, portanto, um problema que deve ser levado muito a sério e não deve ser subestimado, assim como deve ser levado a sério o próprio processo do parto.

2. JUSTIFICATIVA

A gravidez na adolescência não é um fato isolado. Faz parte de um processo sócio cultural. Nesta situação, a adolescente grávida quase sempre se depara com dificuldades de adaptação no meio em que vive, dificuldades estas relativas ao seu comportamento, rebeldia e relacionamento com grupos que não pertencem ao seu ciclo de amizades. Uma forma de se contrapor aos seus familiares e a outras pessoas Relatar e investigar os motivos que levam à gravidez na adolescência, suas consequências no desenvolvimento social, econômico e cultural da adolescente, sugerindo propostas metodológicas que venham contribuir com a prevenção.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

Contribuir com a disponibilidade de informações, no contexto social, dos problemas gerados pela gravidez precoce, deixando claro o quão sério é o processo de parto com adolescente.

3.2 ESPECÍFICOS

Buscar informações sobre a estrutura familiar desses jovens envolvidos com gravidez precoce; apreciar a carência afetiva desses jovens; avaliar a evasão escolar das jovens grávidas ou com recém-nascido e dos jovens pais envolvidos com gravidez precoce; Realizar levantamento sobre DST- Doenças Sexualmente Transmissíveis entre jovens; apreciar o nível de emprego dos jovens envolvidos com gravidez precoce; avaliar o nível de jovens envolvidos com drogas e embriaguez; demonstrar o direito das adolescentes grávidas de serem consideradas cidadãs que não podem ser alvo de discriminação por conta de sua condição e que têm direito a receber atenção do Estado; ampliar a visão de que ações de prevenção à gravidez na adolescência podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com