TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de desempenho

Tese: Gerenciamento de desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  Tese  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão do Desempenho

Um dos grandes objetivos da área de Recursos Humanos é alcançar a satisfação dos colaboradores e com isto um desempenho melhor nos serviços prestados, visando melhorar o desempenho algumas políticas são fundamentais como: remuneração e benefícios, respeito às leis trabalhistas recrutamento e seleção, desenvolvimento organizacional e individual, segurança e medicina no trabalho. Estes processos são normalmente praticados, porém ainda surge como itens de melhorias em empresas que possuem um elevado sistema de gestão, e, para avaliar sua eficácia a gestão de desempenho passa a ser uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional, permitindo que colaboradores, gestores e a área de Recursos Humanos, construam um mútuo comprometimento, através de um jogo de interesses.

Lucena (1995) diz que a gestão de desempenho serve para avaliar a qualidade de recursos humanos e os resultados do negócio, partindo de uma visão ampla de gestão das transformações do mundo moderno para investimento em educação gerencial, no intuito de viabilizar a continuidades das transformações que impactam na realização do negócio.

A gestão do desempenho trata do aspecto gerencial para administrar o desempenho, desde o processo de negociação de resultados e determinar novas metas, a capacidade profissional, correção de atitudes, orientação para melhorar as capacidades pessoais, assim assegurando o alcance de resultados propostos.

Para que de fato a gestão de desempenho traga resultados é necessário respeitar algumas etapas, que de acordo com Lucena (1992) deve se estender entre seis meses a um ano, sendo estas:

1ª Negociação: Corresponde a etapa que chefia e subordinado irão negociar o desempenho, estabelecer metas, atribuições, projetos, enfim quais são as responsabilidade do colaborador.

2ª Análise da Capacitação profissional: É o momento que deverá ser identificado e fortalecido quais as qualidades do colaborador, tanto a nível técnico como comportamental, bem como, planejar ações visando o auto-desenvolvimento, também caberá a empresa prover os meios para o desenvolvimento e adequações necessárias que o colaborador atinja resultados mais satisfatórios.

3ª Acompanhamento do Desempenho: São realizadas reuniões periódicas, trimestrais, quadrimestral ou semestral, entre chefia e subordinado, para analisar o andamento dos trabalhos e os resultados, parciais ou finais, obtidos.

4ª Avaliação do Desempenho: É considerada a etapa mais importante, pois é através dela que pode ser medido os resultados e estabelecer novas metas. É o tema deste trabalho e será vista com maiores detalhes no próximo item.

5ª Comprometimento: É o resultado da aprovação, da aceitação e do empenho em adotar algo que se julgou necessário e construtivo, ou seja, as vantagens usufruídas que foram alcançadas durante o processo. Corresponde ao alcance dos objetivos e ao que fazer a partir dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com