TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Exames: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Orçamento empresarial 4

3 orçamento flexivel. 6

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Orçamento empresarial é de tal importância para uma empresa que é vista por empresários, administradores e até contadores como ferramenta que auxiliava a planejar o fluxo de caixa das empresas, e essa importância é de tal importância que atualmente têm-se ampliado os horizontes do orçamento empresarial. Os contadores e administradores começam a vê-lo como uma importante ferramenta que tem suas virtudes em ajudar as empresas a planejar e controlar suas atividades, de modo a facilitar a tomada de decisão.

Esse instrumento da administração, o orçamento fornece direção e instrução para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por resultados no período planejado.

Nesse contexto será apresentado nessa tese, os conceitos e teorias que embasam o entendimento do contexto geral do Orçamento empresarial, o que o mesmo demonstra em cada área financeira da empresa.

Orçamento empresarial

Conceito de Orçamento e Orçamento Geral.

Entende-se por orçamento, plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício.

Falando em conceito de orçamento empresarial defina-se como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).

Um orçamento empresarial está dividido em varia seções, dentre elas se destacam com o que é chamado de orçamento “mestre” que divide em dois grupos, Orçamento Operacional e o Orçamento Financeiro.

No Operacional defina-se como foco principal todas as fases distintas da empresa e o seu pricipal objetivo são os resultados futuros. Nesse orçamento compreende os orçamentos de vendas, produção, matéria-prima, mão-de-obra direta, custos de fabricação e despesas de vendas e administrativas.

Já o orçamento Financeiro caracteriza como elaboração de demonstrativos financeiros, esses vão demonstrarem os resultados da empresa para um período determinado, esse chega mais próximo do resultado objetivado. No orçamento financeiro compreende os orçamentos de demonstração de resultado de exercício, fluxo de caixa.

Sendo assim os gestores possuem um comprometimento com metas a serem atingidas, baseando-se no plano estratégico da organização. Quando esses compromissos não são seguidos, acabam estabelecidos e acompanhados na montagem do orçamento, pois facilita que possíveis desvios sejam evitados, tendo os gestores uma obrigação de expor suas atividades na empresa.

Dessa forma, quando bem elaborado o plano estratégico, permite aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançados.

Sendo assim, orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.

orçamento flexivel.

Conceito e funcionalidade.

Esse orçamento é de suma importância para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.

O mesmo é de principal avaliação para controle de custos, despesas operacionais e de fabricação.

Para sua funcionalidade adota-se 5 bases, são elas:

a)Determinação do preço orçado unitário de venda, dos custos variáveis orçados por unidade e dos custos fixos orçados.

b)Determinação de quantidade real de medidas de receita;

c)Determinação do orçamento flexível da receita com base na receita unitário orçado e no numero real de medidas de receita;

d)Determinação de quantidade real das medidas de alocação dos custos;

e)Elaboração de orçamento flexível de custos baseado nos custos variáveis unitários orçados, custos fixos e quantidade real das medidas de custos.

O que chama atenção para a importância do orçamento flexível é a possibilidade de identificação de onde vem as diferenças, se essas foram causadas pela variação do preço ou volume, ou se as mesmas foram causadas por eficiência ou ineficiência no uso dos matérias, mão-de-obra entre outros.

4. Pontos positivos do orçamento para a gestão.

São vários os pontos positivos do orçamento para a gestão, mas um que se pode destacar é que o mesmo é um procedimento que não se isola, ou seja não está fixado somente ao financeiro e sim a um conjunto de objetos e esforços que o seu principal é maximizar o resultados.

Após entender e compreender o objetivo, o próximo ponto de destaque é colocar em pratica o planejamento orçamentário.

Ainda sendo um ponto positivo é que através do orçamento se pode e deve objetivar os principais pontos para o qual este foi objetivado, são eles: lucratividade, rentabilidade, liquidez e risco. A gestão econômica da empresa se dá por meio de administração por resultados, esse faz com que as noções gerenciais reconheça os aspectos dos princípios estabelecidos pela organização, e isso é importante ao nível contábil no que se refere á identificação dos eventos econômicos.

O orçamento apresenta pontos positivos diversos, mas o geral é que representa a materialização da estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com