TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestoa Industrial

Monografias: Gestoa Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BENTO VITÓRIO DOS REIS FILHO

GESTÃO INDUSTRIAL

CASTANHAL – PARÁ

2014

BENTO VITÓRIO DOS REIS FILHO

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ciências Contábeis.

Orientador: Prof.ª Andréia Cuesta Dos Santos

CASTANHAL – PARÁ

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESEMVOLVIMENTO................................................................................................6

2.1 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDUSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMERCIO VAREJISTA 7

2.2 METODOS DE CUSTEIO DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIAVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO 12

2.3 PREÇO DE VENDA E GERAÇÃO DE LUCRO 14

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 14

2.5 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 14

2.6 PONTO DE EQUILIBRIO 16

2.7 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE IMFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 18

2.8 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 20

3 CONCLUSÃO 21

1 INTRODUÇÃO

No mundo dos negócios, as técnicas gerenciais ficam cada vez mais complexas. Essa complexidade tem origem, em parte, na sofisticação das relações comerciais, na natureza e nas inovações que são incorporadas aos produtos e serviços, nos novos processos de manufatura e de prestação de serviços, nas exigências dos clientes e em contingências econômicas e políticas.

Nesse ambiente competitivo, destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por essas empresas. Dessa forma o orçamento geral traça um método de projeção de acontecimentos futuros, nesse caso não se trata simplesmente de tentar adivinhar o que ira acontecer com uma determinada empresa nos próximos períodos, mais sim de uma forma técnica na projeção de um resultado esperado. Para isso, utiliza-se de dados passados para traçar uma média futura de crescimento, utilizando um sistema informatizado complexo ou ate mesmo uma simples pesquisa de mercado. Com isso atualmente, o planejamento nas empresas é uma ferramenta de gestão, que além de necessária para tomada de decisão, evita o mau uso de recursos.

2 DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade Gerencial passou a ter uma atenção especial perante os profissionais contábeis quando da necessidade de tratar os custos de diferentes formas para tomada de diferentes decisões, pois as empresas buscam redução dos custos, com o aumento da lucratividade.

A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na analise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório (IUDÍCIBUS, 1998, p. 21).

Assim, esse ramo da contabilidade está voltado para fins internos, estando direcionada ao planejamento, controle, avaliação e tomada de decisões. segundo IUDÍCIBUS (1998), a contabilidade gerencial, num sentido mais profundo, está voltada para a administração da empresa procurando suprir as informações que se encaixem de uma maneira efetiva no modelo decisório do administrador.

2.1 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMERCIO VAREJISTA

Demonstra total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos seus usuários, ou seja, é a sustentação operacional da organização.

Otley (1999) afirma que afirma que a prática orçamentária tem sido tradicionalmente a sustentação da maioria dos mecanismos de controle das organizações, porque é uma das poucas técnicas capazes de integrar os processos da atividade organizacional em único sumário coerente. O orçamento é capaz de medir a performance relacionando tanto custos como medida interna quanto rendimentos da empresa como medida externa (OTLEY; POLLANEN, 2000).

Horngren, Datar e Foster (2004, p. 230) citam três principais benefícios do orçamento:

 Os orçamentos compelem os gestores a pensar no futuro pela formalização de suas responsabilidades para planejar.

 Os orçamentos fornecem expectativas definidas, que são a melhor estrutura para julgar o desempenho subsequente.

 Os orçamentos ajudam os gestores na coordenação de seus esforços, de modo que os planos das subunidades da organização como um todo.

Sendo o orçamento operacional foco desta seção, ele compreende todas as

fases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com