TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas E Talentos - Resiliência

Artigo: Gestão De Pessoas E Talentos - Resiliência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  3.244 Palavras (13 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 13

APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO – GESTÃO DE PESSOAS

TEMA: RESILIÊNCIA

MEMBRO APRESENTADOR: FERNANDA ALVES

SIGNIFICADO:

Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens.

Resiliência possui diversos significados para a área da física, psicologia, administração, ambiental, medicina e sociologia. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DO TERMO:

• FISICA

• PSICOLOGIA

• AMBIENTAL

• MEDICINA

• SOCIOLOGIA

• ADMINISTRAÇÃO

Na área da administração, resiliência faz parte dos processos de gestão de mudanças. Para as pessoas que trabalham nas organizações, elas devem ter um grande equilíbrio emocional, principalmente, para saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto laboral.

MEMBRO APRESENTADOR: IGOR SILVA

COMO A RESILIÊNCIA PODE SER DESENVOLVIDA NA PRÁTICA

Dicas para fomentar sua Resiliência no dia a dia.

1 - Procure, na medida do possível, protagonizar as situações. Em vez de se perguntar: Por que isso foi acontecer comigo? Experimente uma nova posição: Como eu me coloquei nesta situação? O que posso aprender ou utilizar de recurso para superá-la? Protagonizar é incluir-se na situação como um co-responsável, encontrando formas de superá-la;

2 -Visualize o futuro próximo e antecipe tendências e acontecimentos. Imaginação e Intuição orientada são ótimos atributos para fazer frente às constantes transformações de cenário, mercado e tendência.

3 - Crie um significado para a sua realidade. Ele lhe dará a esperança de um futuro melhor. Esperança não é a expectativa de que algo dê certo. Esperança é a expectativa de que algo faça sentido. Dê um sentido para sua realidade.

4 - Procure conhecer a “verdadeira” dimensão do problema. Procure por informações objetivas e específicas, e evite a comunicação informal, o “boato”, que, via de regra, só alimenta a tensão e o desespero.

5 - Separe quem você é do que você faz. Bons pais e líderes, ao verem seu filho jogando uma pedra num cachorro, diriam: Você é um ótimo menino, mas eu não gosto do que você fez agora. Eles separam a identidade da ação específica. Eles não dizem – Você é uma criança má! O fato de cometer um erro não faz de você um incompetente ou fracassado pelo resto da vida. Ao mesmo tempo, não se considere “o cara” porque solucionou uma tarefa complexa. Nós não somos competentes, estamos competentes. Humildade e atenção são atributos realmente importantes em cenários de complexidade e mudança. Se considerar péssimo ou excelente profissional pode paralisar sua evolução. Continue atualizado, aprendendo sempre.

6 - Procure desenvolver relacionamentos significativos. Pessoas com quem você possa conversar e discutir sobre suas questões, sem julgamento, interpretação ou moralidade.

7- Aprenda a ter “mente de solução”. Utilize o tempo que se gasta em justificativas, esquivas de culpa, reclamação, burocracia para aprender o novo e orientar-se a solucionar a questão.

8 - Reconheça seus sentimentos e necessidades de seu corpo: Permita-se chorar, sentir dor, dormir, descansar, recuperar-se e retornar ao seu estado de excelência.

9 - Tenha como parceiro constante a Criatividade e Inovação. No pensamento, nos sentimentos e nas ações. Os maiores conflitos são causados por ideias ou ações rígidas, inflexíveis.

10 - Cultive e valorize seu poder de escolha. O Resiliente em essência é aquele que luta pelo direito de decidir escolher como vai interpretar as situações da vida, assim como escolher o que vai fazer a respeito.

MEMBRO APRESENTADOR: JONAS ANDRADES

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS PROFISSIONAIS COM POTENCIAL RESILIENTE

Observamos que as características abaixo dos profissionais com potencial resiliente precisam ser “manifestadas” nos momentos de complexidade e mudança, não apenas nos momentos de conforto, estabilidade ou conveniência:

- Protagonistas: Incluem-se na situação, se posicionam como co-responsáveis e como peça-chave para o alcance de seus resultados;

- Criativos: Capacidade da pessoa/grupo para transformar/construir ideias, objetos e ações em algo diferente e inovador, buscando novos padrões de solução e crescimento.

- Gostam e aceitam mudanças: Abertos a reflexões e experiências, interessados em diversidade e inovações;

- Auto-estima: É a capacidade que a pessoa/grupo tem de respeitar, valorizar e amar a si mesmo.

- Auto-eficácia: Crença na capacidade de organizar e realizar uma sequência de ações para produzir um resultado desejado.

- Senso de Humor: É a capacidade da pessoa/grupo expressar verbal e corporalmente elementos incongruentes e hilariantes com efeito tranquilizador e prazeroso para si e para os outros, sem jocosidade ou desprezo.

- Emocionalmente inteligente: É a capacidade de sentir, entender e aplicar eficazmente o poder e a perspicácia de nossas emoções como uma fonte de energia, informação, conexão e influências humanas.

CARACTERÍSTICAS NO COMPORTAMENTO DE PESSOAS RESILIENTES

1. positivas – conseguem ver oportunidades no perigo e imaginam situações de sucesso em vez de fracasso;

2. focadas – conseguem se concentrar nas metas que pretendem atingir sem se desviar de seus objetivos;

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com