TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Dissertações: Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 10

Sumario

Introdução________________________________3

Definição de processos de seis sigmas________4

Ferramenta de Gestão BSC__________________6

1°caso____________________________________7

2°caso____________________________________8

3°caso____________________________________8

4°caso ____________________________________9

Considerações finais________________________10

Bibliografia ________________________________11

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel da tecnologia e ferramentas de gestão, apresentando processos e ferramentas para facilitar o alcance dos resultados esperados por uma empresa, confirmados através de estudos de casos. Dentre eles estão o processo de Seis Sigmas que tem como objetivo guiar a elaboração de um projeto constituído de cinco fases que são: definir oportunidades, medir o desempenho, analisar as oportunidades, melhorar o desempenho e controlar o desempenho. segundo Jack Welch, que com 45 anos, tornou–se chair chief executive officer* da General Electri, em 1981. existe seis regras para o sucesso de uma organização; 1° controle seu destino ou alguém o fará; 2° encare a realidade como ela é, não como era ou como você gostaria que ela fosse; 3° seja honesto com todos; 4° não administre, lidere; 5° mude ants que seja necessário faze-lo; 6° se você não possuir um vantagem competitiva, não compita. E através dos Seis Sigmas transformou a GE de conservadora em uma empresa arrojada.

E as ferramentas de Gestão BCS (Balanced Scorecard) onde é visto como uma ferramenta organizacional que mede o desempenho operacional das empresas, utilizando, além dos indicadores financeiros, os de satisfação do cliente, de eficácia dos processos operacionais internos e da capacidade de inovação da organização comparado ao estabelecido no planejamento estratégico, ou seja recebem feedback das estratégias da empresa para medir a eficácia .

1° Etapa

Definição do processo de Seis Sigma:

Podemos definir os Seis Sigma como a implantação de um novo processo, ou seja, não basta existir um treinamento sem uma aplicação imediata ou podem ocorrer desvios do objetivo. Pensando assim o ciclo de treinamento deve envolver treinamento, planejamento e aplicação, tendo este um apoio especializado, concluindo-se com a revisão.

A chave que diferencia o processo Seis Sigma de outros, é a sua aplicação tendo uma ponte entre o aprendiz e seu consultor, facilitando assim a compreensão para alcance de seus objetivos.

O Seis Sigma é identificado como um modelo de melhoria de processos e defeitos, tendo seu inicio na Empresa Motorola, pois a mesma necessitava de melhorias em seus processos e produtos para alcançar seus clientes mais exigentes. Definiu-se como sendo um defeito ou anomalia em um determinado produto ou serviço que em seu projeto inicial não obteve bom resultado.

Dentro dos Seis Sigma existe um principio muito difundido que denominado como DMAIC, que tem por objetivo guiar as pessoas na elaboração de um projeto de Seis Sigma e é dividido em cinco fases:

D – Define – Neste e definido o problema ou oportunidade do bem e o beneficio esperado.

M– Measure – O inicio da coleta de dados e a definição de quais fatores serão corrigidos, ou seja, definir quais serão os problemas e quais fatores irão causa-los.

A – Analise – Nesta fase realiza-se os testes em dados e testes estatísticos, para identificar quais os fatores que iniciam de fato o problema ou oportunidade.

I – Improve – Neste são definidas quais as melhorias dos fatores que se relacionam com o problema. Neste caso é observado a viabilidade, ou seja, são selecionadas as melhorias e um plano de implantação é elaborado.

C – Control – Neste define-se como método de controle, e realiza-se o controle propriamente dito. Observa se aqui a verificação real das mudanças que realmente trouxeram resultados e se existiu, quais foram os resultados.

“Assim como Pareto, o Seis Sigma foca no que realmente esta trazendo problemas, ou seja, 80% dos problemas vem de 20% das causas”.

Define Mensura Analise Melhorar Controle

Define o proposito Identificam-se os dados Exploram-se os dados Identifica-se Defini-se método

Formaliza-se o projeto Obtêm-se os dados Caracteriza-se o processo Seleciona-se Implementa-o

Analisa-se qualidade Caracteriza-se o problema Programa-o Documenta-o

Sumarizam-se os guarda Atualiza-se a memória Avalia-o

Retirado de www.lg.com.br

Atualmente o processo de Seis Sigma vem sendo colocado como uma moda passageira, mas como e identificado em pesquisas, o mercado atual busca um inovação constante, tanto em projeto como em processos, não se pode imaginar um momento em que qualquer empresa não precise melhorar seus produtos ou processos, oferecendo-o de maneira mais rápida, a um preço mais acessível ou até um método de entrega nacional. Em seu inicio o processo de Seis Sigma foi identificado com a descrição de Just In Time, e logo sendo base de estudos em administração como, administração do ciclo de tempo.

Ferramenta de Gestão BSC (Balanced Scorecard)

Como vimos no inicio desta atividade, estamos tratando de ferramentas para aprimoramento da gestão empresarial, apresentamos aqui uma ferramenta que agrega em seus princípios a definição dos fatores críticos do sucesso da organização e os indicadores de desempenho que auxiliam na definição das metas e medição dos resultados atingidos em determinadas áreas da execução das estratégias.

Definido como uma ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com