TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

A utilização da calculadora Hp12c e regime de Capitalização Simples e Composta

A Hp12c é uma poderosa ferramenta programável utilizada na realização de cálculos financeiros, a disposição de todos os interessados em agregar valores a seus conhecimentos visando enfrentar a competitividade interna e externa a que estão sujeitos no dia-a-dia.

A Matemática financeira, tem suas aplicações dentro das empresas, em diversas áreas devido á velocidade com que as informações estão atingindo todas as pessoas.A Hp12c acaba tornando-se uma ferramenta indispensável a todos dentro de uma empresa, bem como a todos que necessitam de entender o cotidiano econômico em vários setores comerciais.

De todas as maquinas financeiras atualmente disponíveis no mercado, a Calculadora Hp12c é a mais antiga e mais eficiente. Foi desenvolvida em 1981.

Suas características principais inclui de fato possuir mais de 120 funções específicas para o uso nos negócios, que permite trabalhar com 20 diferentes fluxos de caixa, operações com taxas internas de retorno e valores presentes líquidos. É caracterizada por trabalhar com lógica RPN ( Notação Polonera Reversa) o que permite uma entrada mais rápida de dados e a execução mais eficiente de cálculos.

Na Capitalização Simples os juros são cobrados por período que incide somente sobre o capital, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de calculo dos juros.

Na modalidade de Juros simples, a base de cálculo será sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na base nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total.

Para calcular Capitalização Simples basta somente retirar os dados e seguir as formulas da Hp12c.:

Juros simples

J = PV*i*n

Montante simples

FV = PV*(1+i*n)

Valor Presente – PV

Já a capitalização Composta, os juros são cobrados sobre o capital e sobre os juros incorporados a cada período de tempo corrido. Ou seja, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo perído também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “ período de capitalização”, logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que o regime de capitalização composta se utilize da chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” ( número de períodos) represente sempre o numero de períodos de capitalização.

Para calcular a Capitalização Composta, basta somente retirar os dados e utilizar a fórmula:

Juro em capitalização Composta

Valor Futuro em capitalização Composta

Valor Presente em capitalização composta

A matemática financeira pode ser sua maior ferramenta na tomada de decisões no dia-a-dia. É um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro como discurso de tempo.

A matemática financeira é a parte que se aplica a análise de dados financeiros, como comparativos e relacionamentos. Tem sua origem na análise de juros e se estende até questões mais complicadas como os cálculos atuariais.

Veja aqui alguns cálculos:

Caso A

Na época em que Marcelo e Ana se casaram, algumas dívidas impensadas foram contraídas. Deslumbrados pelo grande dia usaram de forma impulsiva recursos de

amigos e créditos pré-aprovados disponibilizados pelo banco em que mantinham

uma conta corrente conjunta há mais de cinco anos. O vestido de noiva de Ana bem como, o terno e os sapatos de Marcelo foram pagos em doze vezes de R$ 256,25 sem juros no cartão de crédito. O Buffet contratado cobrou R$ 10.586,00, sendo que 25% deste valor deveria ser pago no ato da contratação do serviço, e o valor restante deveria ser pago um mês após a contratação. Na época, o casal dispunha do valor da entrada, e o restante do pagamento do Buffet foi feito por meio de um empréstimo a juros compostos, concedido por um amigo de infância do casal. O empréstimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com