TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Exames: Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

5 COMO PODEMOS DEFINIR OS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO? POR QUE DEVEMOS RATEAR ESTES CUSTOS?

Custo indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.

Exemplos:

• Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

• Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

• Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.

Devemos ratear estes custos, pois e a maneira mais fácil de distribuir o custo para não ficar no prejuízo sem ter que verificar a proporção real deste custo ítem a ítem, sendo que muitas vezes isso seria complexo.

6 O QUE SÃO UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO? EXEMPLIFIQUE PARA MELHOR ENTENDIMENTO

7 CONCLUSÃO

A contabilidade tem a função de registrar, armazenar e transformar os dados referentes às transações efetuadas pelas empresas no seu dia a dia, e isto possibilita à obtenção de um histórico de tudo aquilo que aconteceu durante períodos passados. Mas os dados do passado poderão ser utilizados para projeções e previsões do que poderá ocorrer no futuro. E ela também pode fornecer informações sobre o presente, sobre os acontecimentos daquele dia e daquele momento. Em custos sua importância se torna ainda maior, pois ela vai determinar, além de informações para a tomada de decisões, o custo do produto para uma melhor adequação ao preço de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com