TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Exames: Gestão Industrial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO INDUSTRIAL

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as informações sobre custos têm sido consideradas um elemento estratégico dentro das organizações. A utilização de sistemas de custeio pelas empresas vem auxiliando os gestores no momento de definir estratégias e gerenciar os custos incorridos nos processos e atividades.

Sendo assim ao escolher um sistema de custeio, os gestores devem posicionar-se em buscar um conjunto de preceitos, coordenados entre si, que atenda a empresa, seja funcional e que respeite o principio da relação custo-benefício, ou seja, de nada adianta implantar um sistema de custeio muito detalhado em que as informações geradas não justificam os valores gastos para produzi-las.

A Contabilidade de custos é um ramo de atividade que propicia o controle físico e monetário de bens ou serviços, tem como um de seus objetivos o oferecimento de informações aos gestores que possuem auxiliar na tomada de decisões e que são imprescindíveis para uma boa gestão em um mundo globalizado, de forte concorrência e de necessidade elementar de redução de custos para maximização do lucro. Assim com o crescimento industrial e o avanço tecnológico, custos passou a ter a função relevante no auxilio ao controle e a tomada de decisão. Este trabalho demonstra uma alternativa para o estudo dos critérios de rateio dos custos indiretos.

Critério de rateio dos custos indiretos é tudo o quanto cada produto consome proporcionalmente de custos indiretos. Os custos indiretos são apropriados de forma indireta aos produtos, mediante estimativas de critério de rateio, previsão de comportamento de custos. Os critérios de rateio modificam os custos dos produtos. Portanto sempre existirá certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisarmos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos. Os custos indiretos não podem ser mensurados aos produtos, podendo ser apropriados somente de forma indireta, mediante uma estimativa de gasto, alguns gastos podem se classificados como custo ou despesa, dependendo de sua utilização. Poderíamos considerar outro critério de rateio dos custos indiretos, apenas o custo de material alternativamente, somente o custo de mão-de-obra em cada produto. Assim as empresas podem aprimorar os custos ao produto por meio do sistema de custeio, entre eles o custeio por absorção que além de ser um dos mais antigos sistemas, é o único aceito para fins fiscais, consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. Não é um principio contábil propriamente dito, mas uma metodologia decorrente deles, nascida com a própria contabilidade de custos. Através do tempo outros critérios surgiram, mas este é ainda o adotado pela contabilidade financeira, portanto, válido tanto para fins de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados como também, na maioria dos países, para Balanço e Lucros Fiscais. Custeio por absorção consiste simplesmente na apropriação de todos os custos de produção para os produtos, ou serviços produzidos, levando em conta todas as características da contabilidade de custos.

O custeio por ordem de produção é mais comum em empresas que trabalham sob encomendas, atendendo aos pedidos de clientes, onde cada encomenda cria para a empresa uma nova ordem de produção. Os produtos em processo ou produção em andamento são os produtos cuja fabricação foi iniciada no mês, onde o estoque desses produtos é avaliado pela soma dos materiais, mão-de-obra e outros custos de produção incorridos até a fase de produção em que se encontram. Também temos os produtos acabados, que são os produtos prontos para a venda, o estoque de produtos acabados é avaliado pela soma de todos os custos incorridos no processo produtivo.

Pode-se afirmar que a fixação de preços de venda dos produtos e serviços é uma questão que afeta diariamente a vida de uma empresa, independente do seu tamanho, da natureza de seus produtos ou setor econômico em sua atuação. Sendo assim, inúmeros são os fatores que influencia a determinação do preço de venda, tais como, mercado, custos, concorrência entre outros. As empresas precisam estar sintonizadas com o que está acontecendo com o mercado no que diz respeito à concorrência, consumidores e fornecedores, para que seus produtos tenham um menor custo e que não só ganhem como também mantenham o mercado já conquistado. Estabelecer o preço de venda é um dos mais importantes momentos nas decisões a serem implantados em uma empresa. Um dos mais importantes aspectos financeiros de qualquer entidade consiste na fixação do preço de venda.

O conhecimento dos custos para uma empresa é fator preponderante para sua sobrevivência. Pois, nenhuma empresa, independente de seu porte sobreviverá por muito tempo se praticar preços de venda abaixo de seus custos. É, tão importante quanto saber determinar os custos dos produtos fabricados ou dos serviços prestado, é saber otimizar esses custos, estudando técnicas que proporcionem a redução dos custos sem, no entanto reduzir sua qualidade. Essa análise está diretamente relacionada à margem de contribuição unitária, bem como à razão de contribuição dos produtos, sendo sua razão a margem de contribuição dividida pelo preço do produto. Ponto de equilíbrio é um dos indicadores contábeis que informa ao executivo o volume necessário de venda, no período considerado para cobrir todas as despesas, fixas e variáveis, incluindo o custo da mercadoria vendida. Este indicador tem por objetivo determinar o nível de produção em termos de quantidade. É importante também falarmos um pouco da importância do sistema de informações para uma empresa. Os sistemas de informações são parte integrante das organizações, cada empresa tem um modo peculiar de trabalhar. O trabalho e as profissões estão mudando e, para ser bem sucedido neste novo ambiente, é preciso ter habilidades que ajudem as empresas a atingir seus objetivos, dando mais flexibilidade para responder rapidamente às solicitações do cliente, minimizando os custos e aumentando sua satisfação gerando lucratividade às empresas. A utilização efetiva da tecnologia da informação é considerada um dos grandes determinantes do crescimento econômico, cada vez mais as organizações tem investido uma grande quantidade de recursos financeiros em tecnologia.

As demonstrações contábeis fornecem informações sobre a posição patrimonial e financeira. As demonstrações contábeis objetivam também apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacidade na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com