TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Projeto de pesquisa: Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO INDUSTRIAL 4

2.1 CUSTOS DAS VENDAS 4

2.2 MEDOTOS DE CUSTEIO 4

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO 5

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 5

2.5 CUSTEIO ABC 6

2.6 PONTO DE EQUILIBRIO 6

2.7 A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 6

2.8 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar de uma forma clara e objetiva, informações importantes em relação e gestão empresarial, ajudando a indústria Pelicano Ltda. que industrializa cuecas e calcinhas, a maneira atual e correta de se apropriar os custos industriais e determinar o preço de venda de seus produtos, principalmente as “cuecas”, que é o produto que corresponde a maior parte do faturamento da empresa.

A indústria está passando por problemas, com isso o Sr. Jonas Caetano (que é sócio administrador) e os dirigentes da empresa, estão precisando de esclarecimentos, pois os mesmos apresentam algumas dúvidas relacionadas à gestão industrial, e este trabalho apresenta informações conceituais e teóricas capazes de prestar tais esclarecimentos.

2 GESTÃO INDUSTRIAL

No setor industrial, é muito importante ter um controle constante no processo produtivo, mas para isso é preciso realizar alguns procedimentos que venham a demonstrar os valores que foram gastos na transformação da matéria-prima em produto final. É necessário ser realizado uma correta apuração de custos, facilitando na formação ideal no preço dos produtos, apurando o lucro real obtido com as vendas.

2.1 CUSTOS DAS VENDAS

O custo é um gasto relacionado a um serviço ou bem, que é usado para a produção de outros bens ou serviços, os custos são sacrifícios financeiros representados em medidas monetárias pela contabilidade, que a empresa tem que arcar para que ela consiga chegar aos seus objetivos.

Nas empresas industriais os custos são os gastos que estão ligados à fabricação dos produtos, do inicio da produção até o produto final, já o comercio varejista compra e produto final, e os custos abrangem somente os valores relacionados com a compra do produto para revenda.

2.2 MEDOTOS DE CUSTEIO

Cada método de custeio tem suas vantagens e desvantagens, estes métodos determinam os valores relacionados aos custos. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

O Custeio Variável também chamado de Custeio Direto, não é aceito pelo Fisco, mas é muito útil para fins gerenciais, através deste método somente os gastos variáveis são apurados no custo das vendas, com isso se tem um maior controle sobre os gastos fixos, pois eles se mantêm separados dos custos das vendas.

O Custeio por Absorção é o único método oficialmente reconhecido pela Receita Federal, com isso o único aceito pelo Fisco, através deste método todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, são apurados e rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa.

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO

Para conseguirmos chegar a um preço de venda justo, deve-se analisar não só apenas o custo do produto, mas também todas as variáveis que irá fazer a diferença no preço final do produto. O preço dos produtos dos concorrentes e também o preço dos produtos substitutos também devem ser observados, para que se possa ter uma boa venda, pois o consumidor geralmente procura aquele que estiver com o menor preço.

Podemos chegar a um preço de venda, por diversos métodos, um deles é o Mark-up onde se caracteriza por somar ao custo unitário do produto uma margem fixa ou percentual para obter-se o preço de venda que será responsável pelo pagamento de outros custos, as despesas e também ao lucro desejado.

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

A equivalência de produção é um conceito necessário para sabermos o custo médio da produção acabada no período, pois é comum termos aqueles produtos em processo, é aquela produção que foi iniciada e no final do período não foi totalmente completada sua produção. Através do tratamento contábil na produção, deve-se chegar aos valores dos diversos produtos nas diversas fases de elaboração, para que possamos avaliar o estoque.

Exemplo:

A indústria Pelicano Ltda. terminou o período com 8.000 unidades de cuecas que estão 60% acabadas, e com 6.000 unidades de calcinhas que estão 40% acabadas, com isso temos o equivalente a:

De cuecas temos: 4.800 unidades acabadas, pois: 8.000 x 60% = 4.800.

De calcinhas temos: 2.400 unidades acabadas, pois: 6.000 x 40% = 2.400.

2.5 CUSTEIO ABC

O método ABC é um ótimo sistema utilizado pela contabilidade para calcular os custos indiretos de fabricação dos produtos, as letras ABC vêm das iniciais de Activity-Based Costing que significa em português custeamento baseado em atividades. Através do ABC conseguimos descobrir os recursos que foram utilizados em cada atividade dentro da empresa decorrente aquele período.

Este tipo de custeio não é viável para pequenas organizações devido sua complexidade, e também não é aceito pelo fisco, mas apesar disso ele muito bom para fins gerenciais.

2.6 PONTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com