TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento ATPS

Projeto de pesquisa: Gestão do Conhecimento ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO

ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho elaborado para fins de avaliação parcialmente da disciplina de Gestão do Conhecimento , do Administração da Universidade Anhanguera curso de Uniderp Centro de Educação a Distância, sob orientação da professora interativa Me. Maurício Dias e do professor local James Dupont.

São Pedro do Sul, RS.

2013

3

4

4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................3

3

GESTÃO DO CONHECIMENTO......................................................................4 4

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CRESCIMENTO.................. 5 4

5

BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO................................................7 7

DIFERENÇA ENTRE VISÃO TRADICIONAL E GESTÃO

DO CONHECIMENTO......................................................................................9 8

GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.........................................................................................10 8

BENCHMARKING SOBRE GC, ENTREVISTA COM EMPRESAS.............11

CLUSTER...........................................................................................................12

RELATÓRIO DOS CONCEITOS ESTUDADO...............................................14

CONCLUSÃO.....................................................................................................15

8

8

10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................16 11

5

7

8

8

8

8

10

11

INTRODUÇÃO

Tendo em vista o conhecimento do conceito de Gestão do Conhecimento (GC) sabemos que ela representa um conjunto interdependente de práticas organizacionais destinadas a promover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo dos saberes individuais e coletivos das pessoas que trabalham em uma comunidade.

Este trabalho visa o estudo da GC e suas práticas de forma consciente ou informal, a GC é uma atividade fundamental no processo de maturação de uma organização, pública ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade. Ela contribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização e para construir o seu patrimônio principal: o corpus humano com uma inteligência direcionada para o cumprimento de sua missão na sociedade.

Veremos que a GC também facilita a construção de um modelo de maturidade adequado para a organização e permite o desenvolvimento colaborativo dos recursos humanos e materiais necessários para o crescimento coletivo de acordo com esse modelo.

Contudo, ao terminar esta introdução observaremos a importância dos conceitos básicos e as principais tendências da Gestão de Conhecimento, tendo como foco os seguintes aspectos: processos, áreas de conhecimento, organização, infra-estrutura tecnológica, gerenciamento e fatores chave de sucesso. Também são apresentados conceitos de Workflow, uma ferramenta de suporte tecnológico necessária para a implantação de uma estratégia de Gestão do Conhecimento.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.

A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa. Agregando valores às pessoas e à empresa. Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Não menosprezando esta fonte, existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes e universidades. Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença.

Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor. A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com