TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo e Equipe: Semelhanças e Diferenças

Por:   •  11/6/2017  •  Exam  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 6

TAREFA TRM 102

Texto 1 – Grupo e Equipe: Semelhanças e Diferenças

Após a leitura do texto 1, descreva com suas palavras o que é grupo e o que é equipe. Diferencie um do outro e exemplifique cada um com situações vivenciadas ou às quais você assistiu.

O que é grupo e o que é equipe:

O grupo é formado por pessoas que estão preocupadas com seus resultados individuais e que geralmente reúnem-se somente para compartilhar informações. Nos grupos os indivíduos não assumem responsabilidades pelos resultados dos demais membros. Neste ambiente cada indivíduo está mais preocupado com suas metas individuais. Já as equipes são formadas por indivíduos que compartilham as responsabilidades pelo resultado final. Passando casa membro da equipe a ter não somente sua responsabilidade individual como uma responsabilidade mutua pelo resultado. Neste ambiente é necessário dar um passo de fé, pois o bom resultado individual depende da performance dos demais membros da equipe. Enquanto nos grupos o indivíduo assume riscos menores, por depender somente de si, nas equipes ocorre o contrário. Como há uma dependência direta no bom resultado do outro, o risco aumenta substancialmente.

A empresa em que trabalho (Empresa 1) existem diversos grupos de trabalho,

dentre eles:

GPD: Gestão Por Diretrizes

Fazem parte deste grupo o conselho Fiscal, a presidência, as diretorias comercial, financeira. Este um grupo que se reúne mensalmente para discutir, dentre outras coisas, os resultados de cada diretoria e o espelhamento destes resultados no planejamento estratégico da empresa. Lá são observados e discutidos os KPIs (Key performance Indicators) de cada diretoria, dando subsídio para tomada de decisões estratégicas.

CGO: Conselho de Gestão Operacional

Fazem parte deste grupo a presidência, as diretorias comercial, financeira e técnica e as gerências comercial, financeira, de fábrica, de qualidade, de assistência técnica, de soluções, de produto, de serviços, de sustentação e de projetos de software. É um grupo que se reúne mensalmente para discutir, dentre outras coisas, os resultados de cada área e o espelhamento destes resultados no planejamento estratégico da empresa. Lá são observados e discutidos os KPIs (Key performance Indicators) de cada gerência, além de discutidas e planejadas ações para a melhoria do desempenho de cada indicador.

Follow up de Serviços, da Fábrica e de Projetos de Software:

São reuniões semanais entre os gerentes e os coordenadores de cada área. São reuniões acompanhadas pela área de qualidade e que visam garantir o monitoramento dos indicadores de desempenho (KPIs) de uma forma granular.

Desenvolvendo esta atividade refleti que talvez na empresa em que trabalho, as equipes são primeiramente ainda escassas e são observadas em níveis operacionais. São equipes de Projetos de Software onde a própria metodologia adotada (Metodologia Ágil Aplicada – Scrum) sugere que o trabalho seja desenvolvido de forma sinérgica, que as habilidades dos integrantes desta equipe sejam complementares e que o resultado final seja da equipe e não do indivíduo.

“Grupo e equipe são igualmente importantes para as organizações”. Concorda com a afirmação ou não? Comente a sua resposta.

Concordo com a afirmação. Na empresa em que trabalho tanto os grupos quanto as equipes tem muita importância para o crescimento da empresa. Nos grupos são tratados os assuntos estratégicos para a organização. Já nas equipes recai a responsabilidade de produzir, desenvolver, fazer acontecer o que foi discutido e pactuado nos grupos de trabalho.

TAREFA TRM 102

Texto 2 - COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES E NAS EQUIPES

A partir da leitura do texto 2, descreva 5 (cinco) cuidados/ comportamentos que são necessários para um bom funcionamento de uma equipe.

  1. A abertura para colocar fatos e argumento

Uma equipe tende a funcionar de forma mais efetiva quando as ideias e argumentos relacionados a problemas ou a um determinado tema são colocados de forma aberta, franca e clara.  A exposição de ideias e sentimentos e fator preponderante para o bom funcionamento de uma equipe.

  1. A qualidade do feedback

Um bom feedback deve ter o foco no comportamento específico do colaborador. É necessário que o receptor entenda o que não está compatível em sua atitude; deve ter uma postura neutra e evitar julgamentos; deve ocorrer no momento correto, que preferencialmente dever acontecer após o fato; deve ter foco na mudança de comportamento esperada pelo emissor.

  1.  O desenvolvimento de habilidades de comunicação

Dentre as habilidades de comunicação podemos destacar a diversidade de canais, onde o emissor se utiliza de diversos canais para comunicar-se com o receptor (ex: e-mail sucedido de uma ligação); a adaptação da mensagem ao interlocutor, onde muitas vezes se faz necessária a modificação da comunicação de acordo com o público alvo; a empatia com os outros, onde é necessária a observação das necessidades, percepções, atitudes e emoções do ouvinte; a comunicação face a face, principalmente em momentos de mudanças e incertezas; a escuta ativa, onde é necessário que o ouvinte exercite a atenção, a interpretação e memorização do que está sendo passado;

  1.  A coerência entre palavras e ações

É importante ressaltar que ações falam mais alto que as palavras. Portanto colocar em prática o que se está dizendo é de suma importância para que o emissor passe credibilidade no que está dizendo.

  1. As redes de rumores

As redes de rumores em uma organização tendem a nunca acabar. Cabe ao emissor utiliza-la de forma inteligente, principalmente quando a intenção for assegurar que uma mensagem circule rapidamente pela empresa ou até mesmo quando se necessita obter mais informações sobre um assunto em específico.

Cite um exemplo de interferência do processo de comunicação no ambiente organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (299.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com