TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene Corporal- Ensino Fundamental

Ensaios: Higiene Corporal- Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo:

Esse trabalho é direcionado a educação fundamental l às crianças de seis anos e tem como objetivo introduzir a criança à sociedade de uma forma lúdica para que ela perceba os problemas causados ao corpo quando não colocamos em prática bons hábitos de higiene. A escola integra aluno, família e sociedade para que, através de seus conhecimentos prévios e adquiridos de forma gradativa, se tornem adultos comprometidos e responsáveis com seu corpo e saúde sentindo-se assim parte integrante de uma sociedade.

Através desse projeto que engloba atividades teóricas e práticas onde coloca a criança em contato com vários materiais que aguçam sua curiosidade e permitem que ela compare situações a fim de perceber e opinar a cerca os benefícios de se cuidar do próprio corpo.

Sumário:

Introdução: Nosso Corpo Precisa de Cuidados 5

Justificativa 6

Situação Problema 7

Publico Alvo 7

Objetivos Gerais 8

Objetivos Específicos 8

Embasamento Teórico 9

Percurso Metodológico 10

Recursos 10

Cronograma da Atividades 11

Avaliação 13

Considerações Finais 13

Fonte de Matéria 14

Tema: Higiene

NOSSO CORPO PRECISA DE CUIDADOS!

INTRODUÇÃO:

Decidimos trabalhar com esse tema por que vivemos em uma sociedade onde, infelizmente, muitos sofrem com problemas relacionados à discriminação em vários aspectos e com os problemas ocasionados pela falta de higiene não são diferentes.

A escola tem um papel fundamental de transmitir informações e preparar as crianças para que tenham conhecimento de seu próprio corpo e se tornem adultos comprometidos e responsáveis com sua vida ao mesmo tempo em que se sentem parte integrante de uma sociedade. Bem como também perceber em nossos alunos algum desconforto provocado pela falta de higiene que pode até mesmo interferir em seu desenvolvimento em sala de aula.

Hoje convivemos com vários problemas relacionados à discriminação pela posição sócio econômica, religiosa, cultural, etc. onde a imagem visual do individuo é muito importante para a aceitação deste na sociedade. É preciso mostrar para as crianças a importância de ter bons hábitos de higiene e de como isso contribui para sua saúde de forma geral.

Esse trabalho envolve aluno e família incentivando-os a praticar corretamente os bons hábitos de higiene e assim que percebem os benefícios desses bons hábitos para seu desenvolvimento.

Justificativa:

Muitos não levam em consideração a condição econômica, cultural ou emocional do indivíduo. Entre outros aspectos, sabemos que a discriminação pode trazer problemas emocionais sérios tais como ansiedade, baixa autoestima, problemas de relacionamento, desempenho escolar, etc.

Quando a criança tem contato com atividades como essas realizadas na escola e em casa, pondo em prática o que aprende, percebe que isso contribui para seu relacionamento com outros, e é motivado a melhorar cada vez mais nesse sentido estimulados a manterem-se limpos e saudáveis.

Visto que hoje tem sido um desafio tratar de higiene e saúde, esse projeto pode melhorar ou até mesmo transformar atitudes em benefício de uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento da criança em um cidadão consciente das necessidades e respeito pelo seu corpo.

Sendo assim, uma vez que as experiências mostram que as informações transmitidas a cerca desse assunto tem trazido benefícios como controle de doenças em ambientes escolares, e na sociedade de forma geral, como educadores, precisamos estar atentos a aspectos importantes como estes no dia a dia.

Situação-problema:

Como educadores e comprometidos em proporcionar um ambiente de ensino saudável, precisamos levar os alunos a refletir em como ele mesmo pode agir a fim de conservar seu corpo limpo com relação a cuidados de higiene: com seus dentes, unhas, cabelo, roupas, pés e materiais.

Quando problematizamos uma situação, estamos instigando a curiosidade despertando a reflexão incentivando-os a se expressem e opinarem. Fazendo o uso de boas perguntas tais como: Estou cuidando bem do meu corpo e que benefícios isso trás para mim? Quais as consequências de não se ter hábitos saudáveis de higiene? Como vejo a limpeza de mina sala ou escola? Existe algum ponto em posso melhorar ou colaborar com relação a minha aparência, meus objetos, como a sala, na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com