TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Contabilidade

Trabalho Universitário: Historia Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  5.257 Palavras (22 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

A contabilidade desenvolveu-se à medida que o homem foi necessitando de novas técnicas para a administração de seu patrimônio. Nas civilizações da Antigüidade, onde surgiram os primeiros movimentos comerciais, foram utilizados sistemas contábeis e de auditoria no âmbito da administração pública.

No fim do Feudalismo, onde os sistemas econômicos eram auto-suficientes e não existia um comércio abrangente, apenas os bancos realizavam grandes negociações financeiras, por isso dispunham de sistemas completos de registros contábeis que culminaram na elaboração do Método das Partidas Dobradas. Esse método já vinha sendo utilizado, mas o primeiro livro a tratar descritivamente dele foi publicado em 1494, pelo Frei Luca Pacioli, na cidade italiana de Veneza. Tal livro foi imprescindível para a criação da metodologia de controle ainda hoje utilizada pela contabilidade.

Com o surgimento do Capitalismo o método contábil serviu como um instrumento indispensável, pois houve uma intensa movimentação de capital, produtos e serviços, demandando a separação entre investidor e administrador e a conseqüente necessidade de elaboração de relatórios financeiros que reflitam dentre as varias situações da empresa, a patrimonial.

A partir do século XIX, a revolução tecnológica tem influenciado de modo geral o cenário econômico, proporcionando nos transportes e na comunicação internacional. Mesmo assim, a tecnologia básica da contabilidade tem mudado muito pouco, devido a uma defasagem entre as invenções e as aplicações, os métodos contábeis mantêm-se inalterados pela sua comprovada eficácia e adaptabilidade às mudanças dos sistemas informatizados, sem fugir de base inicial.

A contabilidade é hoje um instrumento vital para o conhecimento do desenvolvimento e do resultado econômico-financeiro das organizações, sejam elas orientadas para o lucro ou finalidades sociais.

2. A CONTABILIDADE E A ADMINISTRAÇÃO

A Contabilidade surgiu para que o dono estivesse a par da saúde financeira de sua empresa. Mas o contexto atual exige dos profissionais um maior comprometimento em relação ao desempenho de seus clientes. Com o uso das informações contábeis para fins gerenciais, de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos no período, houve uma otimização nas tomadas de decisões nos diferentes níveis hierárquicos. No entanto, para isso acontecer, o sistema utilizado deve responder de maneira eficaz ao controle administrativo e informacional aplicados.

Cada empresa tem seus produtos, sua tecnologia de produção, aperfeiçoando-a de acordo com os parâmetros institucionais mais adequados para mantê-la atualizada. Em função disso, os muitos relatórios e demonstrações contábeis, juntamente com uma análise da situação econômica interna e externa, constituem peças - chave à competitividade e rentabilidade de uma empresa.

A ênfase na transmissão de informações com finalidades genéricas está baseada na presunção de que usuários significativamente numerosos necessitam de dados semelhantes. Isso ocorre principalmente com os acionistas, investidores e credores, que dependem de relatórios que dêem respostas claras e concisas às suas dúvidas.

Já no que concerne às necessidades individuais de usuários especializados, as informações são dependentes, devido a sua complexidade e abrangência, de um estudo aprofundado por parte dos administradores. Estes devem estar cientes de sua responsabilidade na obtenção de um pleno desenvolvimento empresarial, como explica Tasso, (2005, p.1): ”Se existe um lugar onde estão centralizados todos os atos de gestão ele encontra-se na Contabilidade”.

Ainda para o mesmo autor (p.2): “A Contabilidade ainda hoje é vista como um mal necessário dentro da empresa” , isso porque para alguns gerenciadores ela é mero instrumento de controle dos assuntos fiscais. Além disso, a complexidade de alguns relatórios faz com que usuários despreparados considerem-os verdadeiros hieróglifos.

3. O PAPEL E AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS

O empresário, ao criar uma organização econômica especializada deve dispor de uma capacidade de mensurar e atenuar riscos devido a todos fatores que ameaçam o bom desenvolvimento de uma atividade. O trabalho dos contadores sofre séria desvalorização, principalmente por parte das micro e pequenas empresas, que, com objetivo de minimizar custos deixam de investir na contabilidade gerencial, cumprindo estritamente as obrigações fiscais e legais, acarretando a deficiência de instrumentos auxiliares à tomada de decisões.

Por meio de inúmeros relatórios e demonstrativos da situação patrimonial fornecida pelo setor contábil, as áreas gestoras passam a tomar suas decisões, levando-se em conta fatos cujos acertos estão comprovados em seu passado, ou alterar rumos de suas ações baseadas em desacertos anteriores.

Apesar da aparente eficácia plena da transmissão, recepção e assimilação dos dados contábeis pela administração, o que realmente ocorre é uma flexibilização por parte destas quanto às medidas corretas a serem tomadas frente as intempestividades econômicas, ou seja, nem sempre tudo que consta nas demonstrações e documentos representam fidedignamente a constante real e por isso as decisões devem levar em conta uma análise ampla e perspicaz daquele que é responsável pelas mesmas.

As informações apuradas não se restringem aos limites da empresa, devem ser analisadas em conjunto com todo o meio que a cerca, evidenciando uma visão de sistema aberta, ou seja, depende de informações externas à organização. Analisados esses fatores, que fazem a empresa crescer de maneira que, a importância da tomada de decisões, onde sempre é necessária uma escolha, terá como base às informações obtidas pela da contabilidade.

A contabilidade como um instrumento para organizar e apresentar informações representa uma fonte de indicadores da atividade econômica. Um administrador deve estar preparado no sentido de interpretar estas informações, a fim de tirar conclusões úteis para auxiliar as tomadas de decisões.

Das informações fornecidas pela contabilidade destacam-se as formalidades de escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a análise de balanços, que são registros e organização dos fatos que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultado.

Para uma interpretação eficaz da contabilidade, em função da administração da empresa, é necessário saber analisar os relatórios contábeis, traçar um planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com