TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Economica

Monografias: Historia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Questão:

Nos capítulos 7 e 8 (p. 297- 372) do livro "História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea", Marcel Mazoyer e Laurence Roudart discutem as transformações sofridas pela agricultura na Europa durante a Idade Média, com especial atenção às mudanças no sistema técnico de cultivo. Estas transformações, a que os autores chamam de "revolução agrícola", exerceram forte impacto sobre a demografia, a economia, a vida urbana e a atividade cultural. Com base no texto, discuta as características desta revolução e seu impacto sobre a sociedade.

Após uma drástica redução da população mundial, por ocasião da grande crise do século XIV, essa população se reconstituiu no século XVI. Com contribuição da agricultura Européia ao aumento da população mundial foi possível, tornando- se marcante com a revolução agrícola da Idade Média: dosséculos XI ao XIII com o desenvolvimento dos sistemas de cultivos com pousio e de tração pesada, que permitiu triplicar ou mesmo quadruplicar a população européia.

Enfim, ainda hoje a explosão demográfica mundial, seja quais forem suas razões, permite um grande acréscimo das capacidades deprodução agrícola mundial, tal crescimento que resulta doaperfeiçoamento e desenvolvimento das diversas formas de agricultura, como a agricultura motorizada, mecanizada, quimizada e impulsionada principalmente pelos sistemas de cultivo com tração pesada e sem alqueive.

Porém, nas regiões antigamente ocupadas e superpovoadas, a revolução agrícola encontrava muitas dificuldades. As maiorias dos camponeses eram relativamente pobres para adquirir os novos equipamentos. Os senhores, apesar de possuírem os meios, não tinham interesse, pois havia uma numerosa massa detrabalhadores para cultivar suas terras. Enfim, implantação destes novos mecanismos nos campos, não era uma operação fácil. Por issoo cultivo com tração pesada se desenvolveu bem lentamente nas regiões.

Durante a revolução agrícola as relações sociais sofreram grandes transformações; os novos equipamentos levaram um efeito na organização e nas condições e trabalho dos camponeses. Estas mudanças estruturais levaram os senhores a empregar trabalhadores assalariados, devido a necessidade de arrendatários subequipados. O aumento da produção e dos ganhos de produtividade, resultantes do desenvolvimento, levou a um fortecrescimento do excedente comercializável e da renda das propriedades,enquanto as dívidas continuaram a ser cobradas pelos senhores aos camponeses.

Já dito anteriormente, arevolução agrícola provocou o aumento da produção, que refletiu o desenvolvimento da população,e pelo crescimento da produtividade, que permitiu melhorar a alimentaçãoe um aumento dos excedentes. Esse excedente condicionouo desenvolvimento das atividades não agrícolas, artesanais, industriais, comerciais, militares, intelectuais e artísticas; em contrapartida, a indústria e o artesanato. Estas diversas atividades forneciam à agricultura novos meios de produção com maiseficiência, que gerava um efeito na demanda dos produtos agrícolas proveniente dessessetores, que estimulava o desenvolvimento da produção.

Com a estimulação da produção,a demanda por novos equipamentos foi tanta que certos domésticos seinstalaram como artesãos nos vilarejos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com