TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Com Análise Do Conteúdo Da Revista Veja, Da Editora Abril, Em Virtude Dos 40 Anos Do Periódico.

Monografias: História Com Análise Do Conteúdo Da Revista Veja, Da Editora Abril, Em Virtude Dos 40 Anos Do Periódico.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

Este artigo apresentará um resumo da história com análise do conteúdo da revista Veja, da Editora Abril, em virtude dos 40 anos do periódico. Além de analisar a trajetória da revista iremos destacar a cobertura dos fatos e acontecimentos que ocorreram na Bahia nesse período.

Na primeira parte do artigo faremos um breve histórico sobre a Editora Abril e Victor Civita, fundador da Editora e da Veja. Na segunda parte analisaremos a cobertura da Veja, recortando para o trabalho feito na Bahia, como a sucursal e a Veja regional.

Introdução

Victor Civita, fundador da Editora Abril, nasceu em Nova York no dia 9 de fevereiro de 1907, mas foi criado em Milão na Itália. O pai dele Carlo Civita era empreendedor, dono de uma fábrica de embalagem de leite e uma empresa de importação de equipamento para postos de gasolina.

Quando Victor completou 20 anos, já com o diploma do curso secundário do Instituto Técnico de Estudos Comerciais de Milão, seu pai o mandou para os Estados Unidos apenas com a passagem de ida e 40 dólares. Tendo que se manter com meios próprios, ele viajou por 27 cidades americanas no período de onze meses, visitou fábricas, conheceu negócios e costumes, quando voltou dos Estados Unidos assumiu os negócios do pai.

De férias em Veneza Victor conheceu Sylvana Alcorso, filha de um comerciante de Roma e se casou em 1935. O primeiro filho, Roberto, nasceu em 1936. Em 1939 por causa da II Guerra Mundial, Victor e a família foram morar em Londres, onde Sylvana chegou grávida. Após um período difícil escondendo a gravidez, pois as autoridades britânicas preferiam evitar que nascessem em seu território, Sylvana teve o segundo filho, Richard.

Logo depois do nascimento de Richard a família resolveu mudar-se para os Estados Unidos, onde ficariam durante 10 anos. Chegando lá Victor foi trabalhar numa fábrica de embalagens finas para perfumes, mas ele não estava realizado com essa função.

Em 1949 Victor foi passar as férias com família na Itália e reencontrou seu irmão César, que estava desde o início dos anos 40 na Argentina. César havia fundado a Editora Abril cuja marca era uma árvore, simbolizando fertilidade e esperança. Em uma conversa com Victor, César comentou que estava pensando em diversificar os negócios e o Brasil parecia promissor, nesse momento Victor resolveu interromper as férias e ir com César à América do Sul. Foi primeiro para a Argentina conhecer a Editorial Abril. Dali seguiu para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo, local que ele gostou, apesar de terem lhe falado que implantar uma editora em São Paulo não daria certo, pois não tinha jornalistas, artistas gráficos, nem recursos necessários ao setor.

Victor, porém, já estava decidido a montar uma editora em São Paulo e em setembro de 1950 mandou uma carta para sua esposa Sylvana em Nova York, onde dizia que para ela vender tudo e embarcar com os meninos para o Brasil. Cinco meses depois a família chegou ao Brasil.

Foi em um pequeno escritório no centro de São Paulo com apenas seis funcionários que foi realizada sua primeira publicação, O Pato Donald. No fim de 1950 o grupo Abril passou por grandes transformações, com investimento, treinamento, que atrairam os mais talentosos profissionais do Brasil. Inaugurando assim, uma cultura jornalistica em texto, fotografia, produção e edição num empreendimento ousado.

Diante do crescimento econômico, cultural e indústrial foram criadas diversas revistas para diferentes públicos. Entre elas estão a Quatro Rodas, Viagem e Turismo, Placar, Playboy, Claudia, Capricho e Veja, considerada a quarta maior revista semanal do mundo em informação. Com a aquisição das ações das Editoras Ática e Scipione lidera o mercado brasileiro de livros escolares.

Acomponhando as transformações sociais, a Editora continua diversificando a sua atuação, investindo em TV digital e internet. Atualmente o grupo Abril possui mais de 50 sites, que podem ser acessados através do Portal Abril (www.abril.com.br) e publica mais de 350 títulos que chegam a 23 milhões de leitores afirmando o bem sucedido sonho de Victor Civita.

Revista Veja

A Veja é a revista de maior circulação no Brasil, com uma tiragem superior a 1 milhão de exemplares e a quarta revista semanal com conteúdo informativo do mundo, perdendo somente para a New York Times, Newsweek e U.S. News & World Report.

Baseada no modelo norte-americano de revista semanal de jornalismo, os temas abordados pela revista são geralmente a respeito do cotidiano da sociedade brasileira e mundial, falando de temas como política, economia, cultura, comportamento e guerras. Para realizar esse tipo de cobertura ampla, a revista tem escritórios nacionais e internacionais, com uma equipe formada em sua maior parte por jornalistas.

Além disso, o periódico publica também reportagens e matérias sobre tecnologia, ecologia e religião com certa regularidade. A Veja possui seções fixas sobre cinema, literatura, música e guias práticos sobre assuntos diversos. A revista é entregue aos seus assinantes aos sábados e nas bancas aos domingos, mas o dia de publicação é quarta-feira.

A Veja foi criada pelos jornalistas Victor Civita e Mino Carta e sua primeira edição foi ás bancas em setembro de 1968. A carta do editor da segunda edição comentava o lançamento da revista. “A operação lançamento propriamente dita começou às 10 horas da noite de sábado, quando a redação encaminhou os últimos textos e fotos do número 1 para a gráfica. Quatro horas depois, os primeiros exemplares já estavam saindo das rotativas. Assim – a partir da madrugada de domingo e durante 35 horas ininterruptas - a Distribuidora Abril recebeu 20 mil exemplares de VEJA por hora. ”. Victor Civita falava também da tiragem inaugural e como foi a mobilização para que serem distribuídas no Brasil.: “ Os 700 mil exemplares da tiragem inaugural – mais de 200.000 quilos – tinham que estar nas 10 mil bancas do País entre segunda e terça- feira. Mobilizando aviões, ônibus, trens e uma frota de 27 caminhões, os homens da Distribuidora conseguiram despachar todas as revistas que recebiam em menos de trinta minutos. A Veja foi distribuída em todo o país”.

Falar mais da 1° edição.

Nas primeiras edições da Veja, até o final dos anos 80 as edições cobriam temas diversificados, priorizando matérias sobre política. No mês 10 de 1968, a revista fez uma matéria sobre a possível ida do homem à lua no ano seguinte, e uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com