TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Anarquismo

Ensaios: História Do Anarquismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

História do Anarquismo

O início da História do Anarquismo não coincide com o surgimento e a positivação do termo anarquismo, é muito anterior a ela, e implica uma série de reflexões sobre entendimentos possíveis das ideias de indivíduo, sociedade e liberdade, realizadas em sociedades distintas, em diferentes momentos históricos.

Sociedades sem Governo e a Pré-História

De acordo com Harold Barclay antes do anarquismo ter surgido como uma perspectiva distinta, seres humanos viveram milhares de anos em sociedades sem governo. Anarcoprimitivistas também acreditam que, por um longo período antes da história escrita, as sociedades humanas foram organizadas por princípios anárquicos. No entanto, existe um debate sobre as evidências antropológicas nas quais esta afirmação se fundamenta. Foi somente depois do surgimento das sociedades hierárquicas que as ideias anarquistas foram formuladas como uma resposta crítica e rejeição a toda forma de instituição política coercitiva baseada em relações sociais hierárquicas.

Muitos anarquistas não primitivistas consideram equivocada as especulações dos primitivistas, uma vez que a limitação dos registros e as analogias com as sociedades autóctones contemporâneas possuem claras limitações de contexto. Outros consideram ainda que a crença primitivista de uma pré-história libertária tem seu fundamento em um arcabouço mitológico ocidental que remete a era de ouro da antiguidade grega em que "homens e animais viviam em harmonia", e ao jardim do Éden cristão "antes do pecado original"; mas também em mitos modernos decorrentes de leituras enviesadas da própria filosofia ocidental como o "bom selvagem" de Jean Jacques Rousseau.

Movimentos e Ideias Ácratas no Medievo

Existiram variedades de movimentos anárquicos religiosos na Europa durante a Idade Média, incluindo a Irmandade do Espírito Livre, os Klompdraggers, os Hussitas, Adamitas e os primeiros Anabaptistas. Sobre estes últimos Bertrand Russell afirmaria em sua História da Filosofia Ocidental que os Anabaptistas "repudiaram todas as leis, desde que consideravam que o bom homem seria guiado a todo instante pelo Espírito Santo… por essa premissa eles chegaram ao comunismo…".

Em Gargantua e Pantagruel (1532-52), François Rabelais escreveu no Abby de Thelema (palavra grega que significa "vontade" ou "desejo"), um utopia imaginária onde seu princípio era "Faça Como Queira", lugar no qual não havia governantes ou governados. Graças a esta contribuição literária, bem como aos seus questionamentos críticos de fundo ético através da sátira aos governantes de seu tempo, Rabelais é considerado por alguns anarquistas, entre eles Voltairine de Cleyre, um importante precursor do pensamento ácrata no final do medievo. Quase na mesma época, um estudante francês de Direito, Étienne de La Boétie escreveu seu Discurso sobre a Servidão Voluntária, no qual ele argumentava que a tirania é resultado da submissão voluntária, e deveria ser abolida pelas pessoas através da recusa a obedecer as autoridades que acreditavam estar acima delas.

Ideais e a Formação do Anarquismo

Um dos precursores do anarquismo foi William Godwin (1756 - 1836) que, já naquela época, propunha um novo tipo de arranjo social em que as pessoas não estivessem subordinadas à força dos governos e leis. Em sua perspectiva, acreditava ser possível que em um contexto dominado por princípios racionais e equilibrado entre as necessidades e vontades, seria possível conduzir a vida em sociedade. Além disso, também defendia o fim da propriedade privada.

Já no século XIX, notamos que outros pensadores passam a aprofundar as discussões de natureza anárquica. Entre essa nova leva de teóricos podemos citar as contribuições dadas por Mikhail Bakunin, Joseph Proudhon, Enrico Malatesta, Leon Tolstoi, Max Stirner e Peter Kropotkin. Em geral, todos eles tentaram trilhar caminhos que pudessem conceber uma sociedade plenamente libertária.

Conforme já salientado, os anarquistas concordavam que toda instituição dotada de poderes impedia o alcance da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com