TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Pensamento Administrativo

Monografias: História Do Pensamento Administrativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

1. De acordo com Katz, as habilidades necessárias ao administrador são classificadas em técnicas, humanas e conceituais. A partir dos conceitos estudados na disciplina, descreva como você aplicaria cada uma dessas habilidades em uma situação prática, enquanto administrador responsável pela área comercial de uma revendedora de carros novos e usados. (3,0 pontos)

Para todos os níveis da administração as habilidades humanas são significativamente importantes. No caso em questão apresentam importância ainda maior, pois, além de exercer a liderança da equipe e mantê-la motivada, é fundamental ao administrador um excelente relacionamento interpessoal com o público externo, principalmente com os clientes, servindo de exemplo aos demais membros da sua equipe. Nesse caso as habilidades humanas merecem metade da importância relativa, enquanto as duas demais, técnicas e conceituais, dividem igualmente a outra metade.

Na situação prática proposta na questão, cada uma dessas habilidades seriam aplicadas nas seguintes situações:

Habilidades humanas: Motivação da equipe; Promoção de treinamentos ou cursos de capacitação para a equipe; Negociação junto às financeiras visando a obtenção de condições de financiamento mais atrativas aos clientes, facilitando dessa forma as vendas; Intervenção nas negociações com clientes quando indispensável para o fechamento da venda; Solução de conflitos interpessoais.

Habilidades técnicas: Definição de valores e condições de pagamento para as vendas de veículos; Definição de métodos de avaliação dos veículos a serem recebidos em negociações; Avaliação do desempenho dos membros da equipe; Definição de limites de negociação para cada nível hierárquico dentro do departamento de vendas, ou seja, o quanto abaixo do preço “da tabela” o vendedor pode negociar a venda sem recorrer ao seu supervisor, o quanto o supervisor pode negociar sem recorrer ao seu gerente, e assim por diante.

Habilidades conceituais: Relacionamento com as demais áreas da empresa; Definição de estratégias de vendas; Definição de objetivos e metas; Contratações e demissões; Definição de incentivos por produtividade; Outras tomadas de decisão.

2. A Abordagem Clássica prescreve dois princípios da Administração:

Divisão do Trabalho, em que o trabalhador desenvolvia uma única tarefa, especializada e de maneira repetitiva (TAYLOR);

Centralização, estabelecendo que o poder para a tomada de decisão deveria se concentrar no topo da organização (FAYOL).

A partir desses princípios, descreva o que se pede:

2.1. Quais as conseqüências positivas e negativas da aplicação de cada um desses princípios na empresa? (4,0 pontos)

Divisão do Trabalho (TAYLOR):

Consequências positivas: Aumento da produtividade; Aumento da eficiência do trabalhador; Simplificação e padronização das tarefas; Melhorias salariais aos trabalhadores, decorrente dos incentivos por produção, acarretando numa melhoria do padrão de vida dos funcionários e suas famílias.

Consequências negativas: Foco na produtividade e na eficiência da organização, deixando o trabalhador em segundo plano; Considera o interesses material como única motivação do homem; Alienação do trabalhador; Não possibilita a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão; Rígida divisão da organização em dois grupos de indivíduos: o dos que pensam o que e como fazer,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com