TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Pensamento Administrativo

Trabalho Escolar: História Do Pensamento Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

Resolução da AD1 em História do Pensamento Administrativo.

1- Trabalho parcelado – Em seu livro a riqueza das nações (1776), Adam Smith, criador da escola clássica de economia, descreve o processo de produção de alfinetes em uma fábrica, onde o trabalho era dividido em diferentes tarefas atribuídas a diferentes trabalhadores, ou seja, o “trabalho era parcelado” entre eles. Isso fazia com que os trabalhadores fossem especialistas em apenas parte da produção não conhecendo o processo como um todo. Isso permitia ao capitalista um lucro maior, pois havia mais pessoas fazendo várias partes do produto, em linha, ao mesmo tempo produzindo em maior escala, por salários menores, uma vez que não detinham todo conhecimento de produção.

O processo de parcelamento do trabalho tem as seguintes características:

o trabalho é decomposto em suas tarefas repetitivas mais simples e básicas;

o trabalho é fragmentado em partes que resultam em divisão e especialização da mão de obra;

o trabalho é sequenciado em termos do que se precisa executar na linha de montagem.

O parcelamento do trabalho era a fragmentação em partes, decomposição em tarefas e sequenciação. Mas, esse conceito foi reestruturado para acompanhar as novas necessidades de mercado.

2- O conceito de customização em massa, foi abordado primeiramente em 1970, por Alvim Toffler em seu livro O choque do futuro. Difere da economia de escala, onde o foco e na produção e passa o foco para o cliente, onde se deve produzir e entregar produtos de alta qualidade e baixo custo, feitos sob medida para atender às necessidades e expectativas destes.

3- Ciência do trabalho Taylorista- Frederick Winslow Taylor (1856-1915) ex- operário e engenheiro é considerado o pai da Administração Científica. Taylor revolucionou a maneira e a forma de produção. Por meio de observação e pela sua experiência como operário defendia, a busca pelo “melhor caminho” ou a melhor maneira de se executar uma tarefa. A ciência do trabalho de Taylor, defendia a ideia de que haveria a máxima prosperidade da indústria a partir da eliminação de conflitos e a plena harmonia entre Administração, a gerência e os trabalhadores. O objetivo da Administração seria garantir a satisfação e prosperidade de empregador e empregado. Taylor recebe, hoje, algumas duras críticas pela a mecanização do ser humano, mas é inegável sua contribuição para a evolução da Administração.

4- Ao meu ver, Função, estruturas e processos é como é dividida as organizações. Trata , como o próprio nome diz, as funções da empresa que são: técnica; comercial; financeira; segurança; contabilidade e administração. Das estruturas que a empresa utiliza, a forma como se organiza, a maneira como é estruturada, e os processos de que ela utiliza para ser gerida e produzir.

5- A produção enxuta como conhecemos hoje, teve sua origem na reestruturação do Japão após a segunda guerra mundial. É um modelo de gestão e produção sem desperdícios de recursos sejam eles financeiros, humanos ou de tempo. O mais famoso modelo de produção enxuta ficou conhecido como toyotismo. A produção enxuta usa de várias ferramentas para “enxugar” o processo e produzir com qualidade e baixo custo. Algumas dessas ferramentas são: O 5 S; o Kaizen; o Método A3; o Lean Sigma; o just in time; entre outros.

6- Six Sigma ou Seis Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvido e implantado pela Motorola que visa melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. O six sigma também é definido como uma ferramenta gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com