TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação Especial no Brasil

Artigo: História da Educação Especial no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Artigo  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

buscar uma metodologia que seja adequada para amenizar os obstáculos sofridos pelos docentes. Levando o processo de desenvolvimento dos alunos excepcionais no ambiente onde estuda.

A Educação Especial é um ramo da pedagogia que avalia o desempenho de cada individuo. Com métodos e processos adequados aos indivíduos para que possam desenvolver suas habilidades na sala de aula, buscando dividir o mesmo espaço com os alunos que não são NEE

CAPÍTULO I

Breve Histórico da Educação Brasileira

Neste trabalho pretendo explicar as mudanças na educação brasileira realizadas pelo poder vigente nas diferentes épocas do nosso período histórico. Muitas mudanças ocorreram até que se chegasse à pedagogia dos dias de hoje. A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país. Movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã, durante mais de 200 anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil. Embora tivessem fundado inúmeras escolas de ler, contar e escrever, a prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundária, grau do ensino onde eles organizaram uma rede de colégios reconhecida por sua qualidade, alguns dos quais chegaram mesmo a oferecer modalidades de estudos equivalentes ao nível superior. Certamente, as formas e os modos de leitura do passado variam de um grupo social para o outro, visto que partem de critérios históricos eculturais diferenciados. Entretanto, sobre estas diferenças, acrescenta-se ainda, implícita ou explicitamente, uma influência do contexto histórico, a qual se dá pela dimensão de expectativas e modo de entender o desenvolvimento social. E com o passar do tempo a educação no Brasil vem sofrendo muita permutação evolui de forma inesperada para se adequar a atual sociedade.

Um país como o Brasil que evoluir necessita de uma educação de qualidade como um dos principais pontos de partida, fato esse considerado meio que distante da realidade brasileira, pois a demanda de pessoas que necessitam de educação formal é enorme, como também se precisa de ampliação do espaço para dar atendimento a essa pessoas. Apesar disso, o Governo Federal, com o objetivo de melhorar a educação no Brasil, criou o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). Com esse plano a educação melhorou bastante e ainda pode vim a melhorar para que de fato tenhamos uma educação de qualidade como em qualquer outro país de primeiro mundo.

A atual LDB – 9394/96(Lei de Diretrizes e Base), sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso juntamente com o ministro da educação, Paulo Renato, em 1996, foi baseada no princípio do direito universal que rege a educação para todos, bem como uma série de mudanças voltadas para a garantia da educação básica de qualidade para todos, assim como o feito assinada de Salamanca.

Um país como o nosso não progride com uma educação precária com a falta de formação continuada para professores, espaço adequado, boa estrutura, entre outros aspectos, todas as pessoas necessitam e deve ter acesso à,no mínimo educação básica. A aprovação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) propiciou grande avanço no sistema de educação de nosso país, visando que a escola se torne um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão, dando mais vida e significado para os estudantes. Vale ressaltar que a evolução da educação no país requer a participação intensiva da sociedade e um plano de desenvolvimento para educação que deve ser mais que um projeto voltado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com