TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórias Cruzadas

Artigos Científicos: Histórias Cruzadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

No filme Histórias Cruzadas é relatado a história das famílias do Mississipi na década de 1960, reflexo de extremo racismo. As famílias para serem consideradas perfeitas e aceitas pela sociedade deveriam ser compostas por marido, esposa, filho e empregada “negra”. Para a mulher negra não existia opção, era ser empregada ou nada mais.

Estas mulheres eram tratadas de forma visível e invisível, para preencher suas necessidades, criar os filhos dos brancos, cuidar da casa dos brancos, tudo em função dos brancos, invisível porque fora tais atividades elas não tinham utilidadepara os brancos. Isso nos recorda algo? As empregadas tinham apenas deveres e nada de direitos, não podiam fazer as refeições próximo das madames, não podiam tocá-las, apenas nas suas crianças, visto que, tinham que trocar fraldas, dar banho, etc., não podiam olhar em seus olhos, suas cabeças deveriam estar sempre baixas, e o principal de todos é ter um banheiro próprio, pois os negros poderiam trazer diversas doenças aos brancos.

Quando falamos em racismo fazemos uma ligação direta ao negro, mas é um preconceito baseado em discriminação com negro, índio, asiáticos, ou até mesmo referindo a brancos. Porém, com toda história de sofrimento e frequentes ataques racistas, os negros são os mais presentes na discussão do referido tema, vale ressaltar que na história do nosso país vivenciamos a escravidão, onde os negros eram tratados não como seres humanos, mas das formas mais cruéis a imaginar.

O mundo no qual vivemos é rodeado de desigualdades, tal característica é baseada no desejo de superioridade em diversas situações, geradora de sofrimento, aflição e conflitos. Duas palavras é o suficiente para definir a realidade passada, atual e esperamos que não futura, o preconceito e o racismo.

O preconceito está no sentimento de julgar as pessoas pelo que é, onde reside, características físicas, opção sexual, classe social, entre outros. Ora se até classe social é dividida, sendo A, B, C, D, logo teremos o alfabeto completo.

Um momento marcante do filme é quando Eugenia Skeeter ( Emma Stone )uma jovem recém formada, que sonha em se tornar escritora e indignada com o fato, resolve criar um livro a partir do ponto de vista das domesticas, divulgando através deste todas as injustiças e crueldades que as mesmas viviam e colaborando de forma grandiosa na vida destas mulheres, permitindo que elas enxergassem que podiam lutar por igualdade, que não são inferiores a ninguém.

Vale ressaltar que por mais que o filme tenha vivenciado histórias de 1960, o racismo está presente, o Brasil é um país com mistura de várias raças, mas de alto índice de racismo. Infelizmente para que haja respeito entre as pessoas tem que ser determinado uma lei para isso, ou seja, não pode ter racismo, não pode existir agressão, não existir abandono, logo irão formular uma lei para que exija que as outras leis sejam cumpridas. Preconceito e racismo são crimes, sendo de forma nítida ou não deve ser denunciado, assim é protegido não apenas um cidadão, mas todo um grupo que futuramente pode ser atingido. O respeito é fundamental, mas pouco visto na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com