TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem, o ser que pergunta

Artigo: Homem, o ser que pergunta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Homem, o ser que pergunta

Se temos dúvidas precisamos de respostas, porque para nós quase tudo é desconhecido, para podermos ser racionais precisamos de certezas, e para isso necessitamos perguntar nossas dúvidas. Carecemos saber sobre tudo o que nos cerca para adquirir conhecimento sobre nossa própria vida e o mundo. Perguntar é ter consciência, pois como ter uma vida social sem saber o que está ao nosso redor? Não tem como. Os animais não precisam perguntar pois conhecem tudo que necessitam para sobreviver, tem seu instinto. Já nós, conhecemos tão pouco, e carecemos cada vez mais do que conhecemos, tudo muda em instantes. A pergunta é critica e filosófica, pois nos impõe a pensar e buscar. A pergunta é ter em si um pensamento sem respostas. Nós precisamos perguntar, se não perguntarmos, não seremos conscientes do que nos acontece. Nós somos ignorantes por perguntar, mais também somos conscientes por querer saber.

O ser humano precisa perguntar, pois no mundo em que vive, sempre se geram coisas novas e diferentes, para conseguir uma vida social o homem precisa das perguntas, precisa saber o que ocorre ao seu redor, sobre seu próximo, e sempre precisa buscar mais conhecimento, o homem não precisa de estímulos, mas sim, de certezas, precisa ser racional e para isso tem que esclarecer todas as suas dúvidas.

A pergunta é um senso crítico porque nela há a intenção de se saber detalhadamente sobre algo não conhecido, a pessoa só imagina, e sua imaginação deve ser constatada, para que possa julgar ou não. Perguntar é consciente pois o que você pergunta pode ser bom ou ruim, influenciando em sua vivência, em seu dia a dia, com todas as suas perguntas você adquiri conhecimentos.

Perguntar é filosófico porque é reflexivo, para cada pergunta que se faça, há sempre uma outra a espera. Perguntar é pensar, é viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com