TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS QUE TORNAM A TERCEIRIZAÇÃO UMA ESCOLHA FAVORÁVEL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EMPRESA

Por:   •  14/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.067 Palavras (21 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 21

JESLHY RODRIGUES CARDOSO – RA:1088472

TIAGO DE ARAUJO SILVA – RA:1092286

Curso de Administração

OS ASPECTOS QUE TORNAM A TERCEIRIZAÇÃO UMA ESCOLHA FAVORÁVEL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EMPRESA

Orientador: Prof. Ms. Carlos Alberto Marinheiro

Claretiano Centro Universitário

BATATAIS

2015

OS ASPECTOS QUE TORNAM A TERCEIRIZAÇÃO UMA ESCOLHA FAVORÁVEL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EMPRESA

RESUMO

Este artigo tem por objetivo analisar as vantagens e as dificuldades da terceirização trabalhista para uma empresa que busque esse método como estratégia para aumentar seus rendimentos e desempenho no mercado, analisando sua evolução histórica, normativa e jurisprudencial, abordando suas características e aspectos mais relevantes através de conteúdos bibliográficos publicados na atualidade. Tendo em consideração o crescimento da competitividade das empresas no mercado e da demanda de bens e serviços para uma população cada vez mais exigente, a terceirização surge em muitos casos como sobressaída para manter ou até mesmo aumentar os níveis produtivos. Foi analisada também a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho que atualmente serve como diretriz na orientação das empresas para a terceirização do trabalho.

        

Palavras Chave: terceirização do trabalho; estratégia; vantagens e as dificuldades.

        

INTRODUÇÃO

Considerando a expansão do mercado e consequentemente as dificuldades que as empresas encontram em conseguir mão de obra qualificada na produção de bens e serviços para atender a demanda, percebemos que a terceirização hoje, é muito importante neste aspecto para o crescimento e desenvolvimento das empresas e consequentemente do país. Conforme Alves (1999, apud BATISTA; 2010, p. 65):

 O processo de terceirização é um tipo de descentralização produtiva, centrado na lógica da “focalização” da produção, isto é, a empresa tende a concentrar seus esforços e a se especializar na produção daquelas mercadorias sobre as quais ela detém evidentes vantagens competitivas.

Sabemos que nem todas as empresas do mercado conseguem executar toda sua linha de produção, por isso, a terceirização vem crescendo continuamente, pois sempre que veem a dificuldade em determinada área, as empresas buscam a contratação de outras empresas que fornecem a mesma atividade.

O objetivo geral do artigo é analisar os aspectos da terceirização e orientar a gestão das empresas que é possível e viável essa prática, auxiliando-os a adotar esse método não só para amenizar custos, mas também a maior agilidade, flexibilidade e competitividade da empresa no mercado, além de resguardar de possíveis processos trabalhistas determinadas áreas da empresa, beneficiando a qualidade dos serviços e/ou produtos e sem prejudicar o desenvolvimento econômico da organização.

Relata Martins (2014, p. 32) que, “com a terceirização, o administrador de empresas não precisará se preocupar com certas atividades, dentro da empresa, que muitas vezes são dispendiosas e até ociosas, mas que fazem parte do seu todo operacional".

Este estudo trata de uma revisão bibliográfica, com utilização de livros publicados sobre o tema, artigos científicos de universidades e revistas científicas e também artigos e notícias eletrônicas. Através deste material, inicialmente, podemos direcionar o estudo do tema através do seu histórico e os caminhos que trouxeram a terceirização ao modelo atual, com suas normas e regulamentações em seguida. Logo, entramos em suas características e definições que nos integra ao seu significado e compreensão de sua importância no mercado, além das dificuldades que as empresas encontram para implantar e gerenciar a terceirização, assim definindo por fim, os aspectos favoráveis que torna a terceirização um fator tão fundamental para uma empresa melhorar os aspectos internos e em consequência a isso, o seu rendimento e qualidade.

OS CAMINHOS DA TERCEIRIZAÇÃO

Com o objetivo de organizar-se e estabelecer métodos a suas atividades, a administração das empresas trata a terceirização como uma estratégia para atingir agilidade, flexibilidade e competitividade no mercado, além da redução de custos, tanto na produção de bens como serviços.         

De acordo com Martins (2014, p. 10), “consiste a terceirização na possibilidade de contratar terceiro para a realização de atividades que geralmente não constituem o objetivo principal da empresa”. Enquanto Giosa (1997, p. 14) afirma que a terceirização “é uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares”.

Conforme análise histórica realizada por Braverman (1974, apud BATISTA; 2010, p. 61), “A Terceirização, enquanto forma de organização da produção capitalista, é observada desde o século XVIII”.

[...] Era encontrado sob a forma de trabalho domiciliar na tecelagem, fabricação de roupas, objetos de metal (pregos e cutelaria), relojoaria, chapéus, indústrias de lã e couro. No caso, o capitalista distribuía os materiais na base de empreitada aos trabalhadores, para manufatura em suas casas, por meio de subcontratadores e agentes em comissão. (BRAVERMAN, 1974, p. 62 apud BATISTA, 2010, p. 62).

A terceirização começou a tomar uma forma reconhecida a partir da segunda guerra mundial. Martins (2014, p. 2) relata que, “quando as empresas produtoras de armas estavam sobrecarregadas com a demanda. Verificaram que poderiam delegar serviços a terceiros, que seriam contratados para dar suporte ao aumento da produção de armas”.

         “No Brasil, é no século XIX que é possível observar a origem da terceirização, sobretudo na indústria têxtil, produtora de sacaria” (BATISTA; 2010, p. 63).

        Martins (2014, p. 2) afirma que, “no Brasil a noção de terceirização foi trazida por multinacionais por volta de 1950, pelo interesse que tinham em se preocupar apenas com a essência do seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com