TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias psicologia - aspectos conceituais contribuições para o âmbito educacional

Seminário: Teorias psicologia - aspectos conceituais contribuições para o âmbito educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Seminário  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIAS PSICOLOGIA - ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Teoria Verbal Significativa (Ausubel) Estrutura cognitiva – aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, idéias, modelos), significados, interações e conhecimentos. Muda o foco do ensino-estimulo para o modelo de aprendizagem significativa. Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

Teoria genética da aprendizagem (Piaget) O conhecimento é construído através da interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele, sujeito, com o objeto. A idéia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos, nem de uma ampla programação inata, pré-formada no sujeito. Para que ocorra a construção do novo conhecimento é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa de reorganizar.O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos. As teorias de Piaget demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Estágio do desenvolvimento: Sensório-motor ( do nascimento aos 2 anos), pré-operátorio ( de 2 a 6 anos), operatório concreto ( de 7 a 11 anos) e operatório formal ( de 12 a 16 anos).

Teoria sócio cultural (Vygotsky) As mudanças que ocorrem em cada um de nós têm a sua raiz na sociedade e na cultura. O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor- aluno- A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando a autonomia do aluno. A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade. O papel do educador deve ser exercido por professores, pais, pelas gerações mais velhas, pelas crianças mais experientes, pois estes são os mediadores da relação da criança com o mundo que ela irá aprender. Os objetos da cultura só fazem sentidos quando aprendemos o seu uso social. Só pode ensinar quem conhece o uso social do objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com