TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humana

Trabalho Universitário: Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

A contabilidade tem com finalidade principal o fornecimento de informações, precisas contribuindo assim de forma significativa nas tomadas de decisões seguras. Com isso o papel desempenhado pelo contador é de grande relevância para adequar e agilizar decisões seguras ao usuário, tornando assim indispensável a elaboração de um plano de conta para evidenciar os fenômeno patrimonial e padronizar os atos e fatos administrativos.

Plano de Contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos da entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.

O Plano de Contas é o principal instrumento de controle econômico-financeiro e patrimonial das empresas. Ele facilita o fornecimento de informações gerenciais, permite a uniformização das demonstrações contábeis, além de informações para acompanhamento e análise do desempenho da empresa.

O Plano de Contas é a estrutura sobre a qual se constrói e elabora a escrituração, com a finalidade de mantê-la ordenada de forma a obter, de maneira clara e objetiva, os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: O Balanço Patrimonial e a DRE, por isso a montagem do plano de conta deve ser planejada com a mesma estrutura do Balanço e da DRE.

A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que cada emtidade tem sua cultura e politica, por isso o plano de contas deve ser elaborado de acordo com o interesse da empresa em informações a fim de que não ocorra confusões. . Não existem regras que estabeleçam o número máximo ou o número mínimo de contas que deve conter num plano de contas, mas o plano de contas deve ser suficientemente elástico afim de permitir a inclusão de novas contas, sempre que elas se fizerem necessária.

O plano de Contas deve-se iniciar do grupo maior para os grupos menores do geral para o particular ele divide-se em:

1-Conta patrimoniais:

Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido

2-Contas de resultados.

Receitas, despesa.

Para a codificação do plano de contas não existe regras estabelecidas sobre a forma, mas os números oferecem uma maior facilidade de ordenamento, geralmente adota um código numérico. Exemplo

1, Ativo

2, Passivo ou patrimônio líquido

3-Contas de resultado

Assim, para encontrar uma conta representativa do ativa procuraremos o dígito codificador inicial "1"; para as conta passivas ou do patrimônio líquido procuraremos o dígito inicial "2", já as contas de resultado serão procuradas pelo dígito 3. Este sistema de agrupamento funciona como três árvores uma para passivo, uma para ativo e outra para contas de resultados.

Sendo que as contas de primeiro grau representam os agrupamentos principais:

1. Ativo agrupando todas as contas que representam bens ou direitos da empresa;

2. Passivo agrupando todas as contas que representam as obrigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com