TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

I E II Do Livro "Serviço Social E Filosofia"

Monografias: I E II Do Livro "Serviço Social E Filosofia". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

De inicio, nas relações Brasil – Estados Unidos, em termos de Serviço Social teremos a importação das técnicas. A fundamentação do método e das técnicas não era lida e analisada. O que se buscava, conforme depoimentos verbais de assistentes sociais que viveram esse período era uma fundamentação em autores neotomistas ou de doutrinas social da Igreja. Esse texto fala da convivência entre os postulados Cristões e Neotomistas e os técnicos Norte-Americanos.

O Serviço Social de Casos defendia o respeito a personalidade do cliente de acordo com a concepção cristã pois este é inteligente e dotado de espírito.

De acordo com a tese do Pe. Terence J. Cook, os princípios do Serviço Social são:

• Primeiro princípio: O homem por ser um animal social depende do outro para a sua sobrevivência;

• Segundo principio: Diz que os seres humanos vivem em grupos e que esses grupos são fundamentais para o desenvolvimento humano e se sobrepõem ao interesses pessoais de cada indivíduo;

• Terceiro principio: O trabalho em grupo é um trabalho coletivo com os membros do grupo que desenvolve as ideias para as mudanças sociais.

O segundo capítulo trata do desenvolvimento que marcou a nossa história com o serviço social e que surgiu a Comunidade, a Organização e a ação comunitária para o desenvolvimento da sociedade.

O texto fala sobre a criação da ONU, que hoje é referência no mundo inteiro para todos os segmentos sociais sendo uma instituição respeitada. Após a criação da ONU os problemas da população mais pobre começou a surgir no cenário mundial sendo importante para o desenvolvimento dos países.

O serviço social começou a ser introduzindo no Brasil após a chegada da industrialização no mundo, tendo sido o setor trabalhista no Brasil durante os governos de Dutra (1945-1950) e o de Vargas (1950-1954).

O Serviço Social começou com muitas dificuldades com a pobreza e as demandas sociais. Esse texto retratou as dificuldades enfrentadas pelo serviço social ao longo do tempo e o seu desenvolvimento, mas uma duvida fica:

De que maneira o serviço social poderia interferir no sistema de organização capitalista que priorizam a economia acima da assistência aos necessitados?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

CARONE , Edgar. O Estado Novo, p.100.

FERREIRA, Odila Cintra.”Serviço Social do Brasil de Ontem, de Amanhã”. In; Pinotti, M. ET AL. Serviço Social no Brasil, p. 54.

IZQUIERDO, A. “Serviço Social de Grupo”, Serviço Social, p.152.

JUNQUEIRA, Helena L. “Serviço Social de Comunidade”, Serviço Social, (78): 171-172.125. ibid, p.173.

KFOURI, Nadir.”O Ensino e a Prática do Serviço Social de Casos em faz do Espírito Cristão”, Serviço Social, (78): 110.

LIMA, Arlete Alves. A Fundação das Duas Primeiras Escolas de Serviço Social no Brasil, p.123.

MEDEIROS, Maria de Lourdes; Castilho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com