TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Serviço Social Na Comtemporaneidade

Artigo: Resenha Do Livro Serviço Social Na Comtemporaneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  2.750 Visualizações

Página 1 de 3

IAMAMOTO, Marilda Villela.I O Trabalho Profissional na Contemporaneidade. In: O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional / Marilda Vilella Iamamoto. – 19. ed. – São Paulo. Cortez, 2010.

A autora faz uma análise dos tempos atuais, focalizando o serviço social dentro deste contexto. Num primeiro ângulo demonstrando que há um momento de desafios, onde não há facilidades, porém não podemos deixar de lutar por nossos sonhos e Iamamoto trata de recuperar os recursos na particularidade do Serviço Social no âmbito da divisão social e técnica do trabalho se encontra organicamente vincula ás configurações estruturais e conjuntarias da “questão social” e ás formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas pela ação do Estado. Assim, Iamamoto (1998, p. 51) salienta que "... as duas últimas décadas não deixam dúvidas que, ao longo desse período, o Serviço Social deu um salto de qualidade em sua auto qualificação..." capazes de garantir através de novas habilidades e competências, uma nova legitimidade profissional, desafios e dilemas da contemporaneidade. Partindo desta análise, podemos perceber que o Serviço Social na década de 90, passou por transformações no que tange o agir profissional e a formação acadêmica. Podemos destacar a LOAS, o qual regulamenta a profissão, o Código de ética Profissional dos Assistentes Sociais, a nova LDB a inserção no campo da pesquisa como peça primordial para o desempenho profissional, dando um salto qualitativo no processo de formação dos assistentes sociais. Porém, se faz necessário que o assistente social tenha não apenas uma competência teórico-crítica, mas também que o mesmo tenha um compromisso político, frente às questões que aparecem na realidade social, criando um elo entre o exercício profissional e os valores éticos morais que sustentam a sua prática.

O Serviço Social se apresenta como uma profissão profundamente associada à história da sociedade, e dessa forma, a profissão precisa se modificar conforme as conjunturas sociais tomam novos direcionamentos. É o que afirma Imamoto (2005), quando se refere ao projeto ético-político quanto à sua atualização aos novos tempos, e dessa forma contribuir para a "construção da cidadania, a defesa da esfera pública, o cultivo da democracia, parceira da equidade e da liberdade" (p.11). Para o enfrentamento da questão social o profissional precisa ser comprometido com a justiça social e fazer da sua prática uma maneira de ampliar o acesso dos indivíduos aos direitos sociais e assim podendo conhecer sobre o mercado de trabalho e podendo abrir mentes para fato de sermos profissionais flexíveis, disponíveis a mudanças.

Através da obra lida, conclui, que o objetivo é mostrar através historia, focalizando os anos contemporâneos, que os desafios do serviço social estão encontrados a partir das questões que envolvem a sociedade atual. Podemos conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho e podemos abrir nossas mentes para o fato de sermos profissionais flexíveis. Através dos textos também percebi que precisamos ter um olhar critico em relação ao mundo e principalmente a política. Precisamos correr atrás, arregaçar as mangas e lutar pelos nossos direitos, nossos, e de quem comprarmos a causa.

Esta obra apresenta especial interesse para estudantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com