TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO

Tese: IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO

Jequié é um município do estado da Bahia que está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Com a população de 151.895 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Jequié é conhecida por ter uns dos climas mais quentes do interior da Bahia. Cercada de montanhas, a cidade sofre com o calor durante quase todo o ano. Em dias de verão a temperatura pode chegar a 45ºC.

O comércio desta cidade é bem diversificado e absorve boa parte das pessoas empregadas. O município tem uma posição estratégica na microrregião e é responsável por parte de seu abastecimento. Jequié possui 302 empresas do setor industrial (micro, pequena, média e grandes empresas), 1.020 do setor de comércio, 1.230 do setor de prestação de serviços e cinco agências bancárias. A cidade ainda conta com um Distrito Industrial formado por mais de 24 empresas voltadas para produção de alimentos, calçados e confecções, que emprega ao todo mais de 1.400 funcionários.

O PIB do município é de R$ 1.387.791,568 mil, o IDH é de 0,694 classificado como médio, o PIB per capita está em torno de R$ 9.230,34.

Existe nesta cidade uma rede de atenção psicossocial que comporta 625 usuários cadastrados e atendidos, sem demanda reprimida, conhecida como CAPS que tem uma equipe formada em maior parte por pessoas terceirizadas, realizando acompanhamento do quadro químico, fisiológico e psicológico dos usuários.

SUMÁRIO DA PROPOSTA:

A presente proposta vem abordar a funcionalidade das Unidades de Tratamento e Prevenção dos Usuários de Álcool e drogas, e psicossociais (CAPS) Centro de Atenção Psicossocial que funciona, em Jequié, desde novembro de 2005, o serviço é uma estratégia do Ministério da Saúde, parte da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que tem como um dos princípios a utilização de novos projetos de cuidado com relação aos usuários.

Os CAPS estão localizados no bairro Mandacaru ocupando unidades diferentes, um deles denominado CAPS Guito Guigó, localizado à Rua Beira Rio S/Nº qual atende pacientes com problemas de origem neurológica. Ocupa um amplo espaço físico, porém não tem bom aproveitamento assim como, o CAPS a/d. que se localiza à Rua Olaria S/Nº.

Estaremos apresentando um projeto, de caráter intervencionista avaliando-os assim como as estruturas administrativas e funcionais como recursos internos e atendimentos a sua clientela e as necessidades gerais.

Aproveitamento do espaço físico, na construção e organização de hortas, assim também as salas sem utilização.

Formação de grupos bem instruídos para se responsabilizar pela comunidade.

JUSTIFICATIVA:

Aproveitamento do espaço não utilizado pelos CAPS para promover ao usuário terapia ocupacional, pois, existem usuários que se deixam envolver pelo uso das drogas e do álcool por causa do seu cotidiano: Falta de emprego, Exigências da família por conta das dificuldades sociais existentes.

OBJETIVOS:

Promover a estes usuários uma utilização do seu tempo em realizações úteis como a construção das hortas, fazendo com que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com