TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

III Etapa Do Estagio Supervisionada, Radio Comunitaria

Pesquisas Acadêmicas: III Etapa Do Estagio Supervisionada, Radio Comunitaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O Estagio é um momento de fundamental importância no processo formação do futuro profissional de Serviço Social.

Constitui-se em um treinamento que capacitará e possibilitara ao estudante vivenciar o que assimilou na faculdade enquanto parte teórica do seu aprendizado.

Esse momento tem por função integrar as inúmeras disciplinas que consiste seu currículo.

É no campo de estagio que o discente percebe as diferenças de mundo e exercita-se para colocar em pratica o apreendido em sala de aula, é o elo que oportuniza conhecimentos dos critérios organizacionais e sua relação com a comunidade, enriquecendo-se de diferentes culturas.

Pensando nas mudanças que poderíamos proporcionar ao Sol Nascente, no sentimos estimulados a sermos canais de transformações do atual cenário e, para tanto optamos por usar a comunicação como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e sociocultural dos habitantes desta localidade.

E por partilharmos ideias comuns, delineamos como objetivo a implantação da Radio Comunitária, com a perspectiva de conhecermos o dia a dia de seus moradores tendo em vista a popularidade e o seu baixo custo.

A Radio comunitária aqui pensada como agente possibilitador da reconstrução da cidadania vivida por seus residentes, busca a transmutação in loco da educação, da economia e a interação de seus cidadoes com a política da atual conjuntura pela qual passa o país, que se reproduz em diversos aspectos ao mesmo tempo em que se cria e recria em seu favor, fazendo surgir novos personagens compostos por valores sociais, culturais e políticos renovados.

Requerendo de seus ouvintes somente o uso de sua audição, levando-os a questionamentos de sua realidade local e de seus diretos e deveres enquanto cidadãos como nos é explicitado no artigo 5° da constituição:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...

E através da comunicação que podemos trocar opiniões, ideias se fazer compreendido e, compreender os outros, nos tornarmos livres e atuantes na sociedade.

Sem Comunicação os homens não poderiam ajuntar-se, empreender tarefas conjuntas, nem progredir no domínio físico. Visto que as invenções de descobrimentos dependem quase sempre de uma acumulação de informações e de gradativo desenvolvimento de conceitos transmitidos de uma geração á seguintes. (Steinberg, 1986, pag. 23).

Entendemos que a comunicação e um dos meios que nos possibilita a troca de informações que se da entre o emissor e o receptor, que exerce influencia uns sobre os outros, portanto fica explicito o motivo pelo qual escolhemos a Rádio Comunitária como projeto de popularização de informações, proporcionando ao individuo o sentimento de pertencimento do bairro, de sua escola e da sociedade.

Usamos como processo metodológico para contextualizar os objetivos e analisar a importância da programação da RC no cotidiano da comunidade de Sol Nascente, questionário semi estruturado, que considerava os seguintes tópicos: idade, alfabetização e sexo, na busca por informações quanto ao perfil dos ouvintes, influencia da programação, sua interatividade e se a radio realmente representava o interesse da população.

O conhecimento desses quesitos é importante para que possamos traçar o perfil da futura audiência da radio e quais modificações poderão ser feitas, já que seu objetivo como diz Gaskell, 2003:65, é a compreensão detalhada das crenças, atitudes, valores e motivações, em relação aos comportamentos das pessoas em contexto sociais específicos.

É justamente essa pluralidade de ideias e valores que impulsiona cada um dos habitantes a se comunicarem e interagir sob novos primas e trocas de conhecimentos tornando-se verdadeiro agente participativo na construção de uma nova forma de se ver como individuo atuante e agente de transformações.

O questionário nos possibilitou relevantes informações quanto ao perfil do futuro publico no que diz respeito à idade, grau de instrução, gostos e preferências, a programação que faria maior sucesso se já estivesse no ar, estilo de musicas de preferência da população local e, seus pontos negativos levando-nos a rever nossa grade de programas.

Anotados os apontamentos de todo o material coletado iniciou-se a analise do material submetido ao bom senso dos pesquisadores que tem como ponto de referencia os valores da comunidade de Sol Nascente.

Durante meses a comunidade foi observada sob um olhar critico e reflexivo dos futuros assistentes sociais que se interagia com a população tendo em mente que todas as suas ações tinham que estar respaldadas no código de ética do assistente social, colocando-se como mediador entre as forças; interpretando o real com propostas estratégicas de mudanças de maneira comprometida com a realidade daquela sociedade com a qual esta envolvida. Foi desta forma que nos vimos juntamente com o coordenador do estagio quando a acompanhava nas visitas in loco.

Titulo do Projeto:

DESENVOLVENDO A COMUNICAÇÃO

Período de realização:

2° Semestre de 2014

Equipe do Projeto:

Suely Cristina de Sousa Martins

Janaina

Objetivos propostos do Projeto:

Disseminar a informação de maneira social e beneficente

Desenvolver as habilidades comunicativas

Divulgar as produções e ações realizadas pela comunidade

Instituições envolvidas

Sociedade Espírita de Amparo ao Menor, Casa do Caminho, instituição que tem por finalidade assistir á criança desamparada por intermédio da promoção moral, social e ministrar cursos de qualificação profissional e educacional, sem distinção de raça, cor, credo e ideologia política. Anseia em proporcionar experiências significativas para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com