TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS NEGATIVOS DA CULTURA BRASILEIRA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Universitário: IMPACTOS NEGATIVOS DA CULTURA BRASILEIRA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 9

UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto - Centro de Educação Aberta e a Distância

Raabe Melina Gonçalves Matos

Gabriella Carneiro dos Santos

Paloma Ribeiro

IMPACTOS NEGATIVOS DA CULTURA BRASILEIRA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

São José dos Campos

2014

Impactos negativos da cultura brasileira dentro das organizações *

Raabe Melina Gonçalves Matos*

Gabriella Carneiro dos Santos**

Paloma Ribeiro***

Resumo

O principal objetivo deste estudo é apresentar todos os impactos negativos da cultura brasileira que afetam a organização, ou seja, as características da população do Brasil que afetam o clima na organização, o modo como supervisores e subordinados se relacionam, valores éticos construídos desde a infância, dificuldades de adaptação às regras, rotinas, burocracias e mudanças.

Todos esses fatores influenciam na formação de valores da empresa, nos resultados dos objetivos pré-definidos, na definição de processos internos e políticas de mudanças.

Palavras-Chave: Cultura Brasileira, Cultura da Organização.

* Artigo apresentado para conclusão da disciplina Seminário do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto modalidade à distância.

Introdução

Com este trabalho o grupo objetiva buscar quais são os impactos negativos da cultura brasileira que influenciam a formação da identidade organizacional. Por meio de um questionário serão analisadas as respostas dos funcionários de uma organização pública, analisando todos os fatores que podem agregar à cultura da empresa. O estudo mostrará as causas de diversas ações negativas dos trabalhadores brasileiros, que são procedentes do processo histórico do país.

Material e método

Será utilizada a pesquisa exploratória e descritiva, tendo como instrumento estatístico de analise dos dados o questionário e a observação dos dados fornecidos pelos servidores e militares do Instituto de Aeronáutica e Espaço. Sendo assim, recorreremos a fontes primárias ou diretas e secundárias. As

fontes primárias são as respostas individuais fornecidas por cada um

dos funcionários participantes da pesquisa e as secundárias são as pesquisas

bibliografias usadas durante o desenvolvimento desta tarefa para enriquecer o conhecimento dos componentes do grupo sobre o assunto.

Será adotado o método científico indutivo, que consiste em análises de casos particulares, para a construção de uma verdade geral. E dedutivo, que são as bibliografias.

Definições do termo cultura

O indivíduo é influenciado por diversos fatores (sociais, psicológicos, físicos, orgânicos, econômicos, políticos, religiosos e culturais), além do processo histórico da própria sociedade. Em especial a sociedade contemporânea, que enfrenta problemas específicos, trazidos pela modernização e avanços tecnológicos, portanto é preciso identificar os principais problemas enfrentados pela sociedade, suas causas e os impactos que podem causar na cultura organizacional.

Segundo Barbosa (2002), o conceito de cultura surgiu no final da década de 1950, para designar as qualidades de um grupo humano específico, que passem de uma geração para a seguinte.

Para Freitas (1991), o conceito de cultura foi empregado pelas organizações para identificar os elementos culturais que foram obtidos na sociedade pelas pessoas, especialmente aquelas que entram em conflito com a ordem organizacional original, buscando um novo arranjo organizacional ou uma mudança de crenças e valores. Para o autor, o termo é resultante da combinação com diversos aspectos do universo organizacional e de negócios.

De acordo com Luz (2003), a cultura é um conjunto de atributos físicos, e psicossociais, que caracterizam um grupo, determinando sua atividade. Ela é o conjunto de crenças, valores, costumes, tradições, sentimentos e comportamentos dos seres humanos. Ele afirma ainda que a cultura possa ser aprendida, transmitida e partilhada, mas segundo Morgan (1996), ela não pode ser controlada, por se tratar de ações naturais do quotidiano.

Reis et al. (2005) enfatiza as opiniões de Morgan, afirmando que a cultura aparece incorporada na maneira das pessoas agirem, no julgamento que fazem da realidade, ou nas expectativas de uns em relação aos outros.

Sucesso (2002) ressalta que as múltiplas interações humanas que ocorrem na convivência dos membros de uma instituição, consolidam valores e crenças, determinando comportamentos individuais e coletivos.

As organizações vistas como Culturas

Segundo Morgan, as organizações podem ser vistas como culturas, com realidades socialmente construídas ao decorrer do tempo, constituídas por ideologias, valores, leis, pessoas, situações, ações, costumes, crenças e, principalmente, ações naturais do quotidiano (MORGAN, 1996).

Portanto a cultura de cada organização é um fenômeno natural, impossível de ser controlado, visto que é um processo contínuo, construído por diversos fatores, onde as pessoas se comportam de acordo com os códigos não escritos (MORGAN, 1996).

Após a globalização e todos os avanços tecnológicos ocorridos no século XX, houve uma enorme expansão do mercado internacional, promovendo o aumento nas relações comerciais entre os países, surgindo assim à necessidade de analisar os aspectos culturais de cada nação, explorando essas características dentro das organizações.

Análise da cultura brasileira em relação à cultura de outros países

Para compreender a cultura de uma nação, é preciso identificar o modo de vida da sociedade, os valores e a forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com