TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS E PROGRAMAS DE ESTIMULOS

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS E PROGRAMAS DE ESTIMULOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS E OS PROGRAMAS DE INCENTIVOS

RIO VERDE

2014

1. INTRODUÇÃO

O trabalho sobre a importância da gestão de pessoas e os programas de incentivos tem por objetivo de compreender a importância da gestão de pessoas abordando os programas de incentivos e destacando as vantagens que os incentivos proporcionam aos colaboradores das organizações.

Atualmente as pessoas são consideradas como o principal recurso dentro das empresas no qual é preciso saber gerenciar, incentivar e motivar a desenvolver as suas atividades diárias para manter competitiva em um mercado que está cada vez mais globalizado e tecnológico.

A pesquisa realizada é uma revisão bibliográfica que permite compreender a resolução do problema que pode ser obtida através dela, e por outro lado a pesquisa é compreendida como sendo um laboratório de campo (MARCONI e LAKATOS, 1992).

A pesquisa está subdividida em seções da seguinte forma: Primeira seção: Introdução abordando a importância do tema pesquisado. Segunda seção terá a revisão bibliográfica. Terceira seção terá as considerações finais e as referencias bibliográficas.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

• Compreender a importância da gestão de pessoas, abordando os programas de incentivos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância dos programas de incentivos;

• Destacar as vantagens dos programas de incentivos quando são proporcionados aos colaboradores.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 A importância da gestão de pessoas e os programas de incentivos

A gestão de pessoas é formada por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. Segundo Chiavenato (2008, p. 04) “as pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial”.

A gestão de pessoas é representada pelas empresas e pelas pessoas. As organizações constituem-se de pessoas e dependem delas para atingir os seus objetivos e cumprir a sua missão. Ao ver das pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar seus objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito. As organizações surgem então para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto (CHIAVENATO, 1999 apud SILVA e OLIVEIRA, 2009).

Segundo Silva e Oliveira (2009) as ações que dinamizam os processos para executar as ações e viabilizar os processos de maneira ágil, flexível e efluente, sendo que as pessoas, dotadas de necessidades e desejos, dispõem de sua capacidade, habilidade e conhecimento aplicados dentro da organização para atingirem os seus objetivos e satisfazer as suas necessidades gerando, uma contribuição entre as pessoas e as organizações.

Atualmente atuar em um mercado competitivo, dinâmico e flexível faz com que as empresas necessitam de pessoas interessadas e comprometidas, tendo em vista que atualmente o diferencial competitivo no qual consiste a satisfação e comprometimento do colaborador, em que dessa forma este se torna mais produtivo (SILVA e OLIVEIRA, 2009).

Os programas de incentivos e recompensas são a chave para a manutenção de colaboradores satisfeitos e produtivos no ambiente de trabalho (MOREIRA, 2009).

Para Hanashiro (2008) o sistema de remuneração não existe de forma isolada. Assim é com o sistema de incentivo e recompensas. A sua eficácia depende da integração com outros sistemas de recursos humanos.

Para recrutar alguém, o salário pode atrair ou não, para realizar uma seleção a remuneração pode ser determinante na tomada de decisão, tanto do candidato como da empresa; treinar, com melhoria na capacitação e no desempenho, deveria resultar em acréscimo, no pagamento. Planejar uma carreira sem uma adequada política e remuneração é deixar de oferecer um reconhecimento financeiro para o qual as pessoas são sensíveis (HANASHIRO, 2008, p.176).

Os sistemas de incentivos e recompensas podem ser uma vantagem competitiva para a organização quando planejados e executados de forma estratégica (MOREIRA, 2009).

Para Oliveira e Silva (2009) os programas de incentivos é uma ferramenta para gerenciar melhor as pessoas, pois eles estimulam o colaborador a atingir os objetivos e metas estipulados pela equipe de gestores da empresa e tem o intuito de motivar com o reconhecimento e a valorização que recebem da empresa é também pode constatar que os incentivos contribuem para o crescimento da empresa.

O colaborador quando reconhecido sente-se valorizado e estimulado a realizar o seu trabalho com eficiência, porque tem valor dentro da empresa (OLIVEIRA e SILVA, 2009). Segundo Nascimento (2005) a valorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com