TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programas de desenvolvimento de pessoas na empresa SERRATUR

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 14

1.0 INTRODUÇÃO

Apresentaremos nesta produção textual uma análise de caso tendo como referência a empresa Serratur Turismo. Onde será realizado diagnóstico orientado para o modelo de gestão de pessoas, levando em conta questionário pré-estabelecido. A partir das informações coletadas serão propostas ações para aprimorar as práticas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, gestão do conhecimento e educação corporativa. Estas questões serão referenciadas por pesquisas bibliográficas e observação in loco definida pela pesquisa de campo realizada na empresa.

A agência de viagens e turismo Serra Ltda.(Serratur), é uma empresa familiar fundada em 22/04/1994, pelo empreendedor Altamir José Padilha. Portanto são 20 anos de prestação de serviços no mercado mato-grossense nas seguintes atividades: transporte de passageiros na modalidade de transporte alternativo intermunicipal e transporte de encomendas rápidas, atuando em todo estado de Mato Grosso. Possui 65 colaboradores em seu quadro funcional distribuído nos diversos setores da empresa. Está localizada na Av.Gov. Júlio Campos 3993, Jardim Paula I, Várzea Grande – MT.

Administração Geral juntamente com os demais responsáveis por captar informações para tomadas de decisões como o departamento financeiro, recursos humanos, operações e de informática são compostos por pessoas encarregadas de definir as diretrizes gerais da empresa com conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o desempenho das funções além de atitudes proativas em busca da excelência nos resultados. Decidem sobre o ambiente no qual à organização opera; mantêm contato com fornecedores; decidem quais marcas e quais produtos irão trabalhar; definem metas e objetivos para a empresa; desenvolve meios para o sucesso do processo de elaboração de projetos e execução; possibilitam estratégias de estruturação física e de recursos humanos conforme os objetivos traçados, Recolhidas as informações, definidas as metas e criados os meios delegam-se a execução aos setores responsáveis pela próxima etapa do processo.

Taticamente ocorre na empresa os cargos de chefes de departamento imbuídos na função de transmitir os direcionamentos estratégicos definidos pela direção. Além de dar um retorno das necessidades, controlar o andamento e operacionalizar os processos necessários para o alcance dos objetivos. Juntamente com os gestores que são responsáveis pelo desenvolvimento das tarefas setoriais de operação de modo a dar eficiência aos processos desenvolvidos, ou seja, a parte operacional, aqueles que lidam diretamente e diariamente com os colaboradores, dando suporte e definindo ações setoriais para o desenvolvimento das tarefas. (Supervisores, fiscais, encarregados).

As atividades operacionais da Serratur estão mais ligadas à administração dos recursos físicos e econômicos da empresa. Contam com maior número de funcionários, e são aplicadas a todos os setores. Sendo essencial o desenvolvimento de fatores que fomentem a motivação dos colaboradores, cuidados com ambiente físico e emocional, ações de responsabilidade, monitorar e resolver problemas organizacionais internos e mercadológicos de forma interdisciplinar. São setores de execução que transformam as ideias e decisões do nível estratégico em ações definitivas definidas a partir de orientações táticas.

Além da diretoria conta com os departamentos de Tecnologia da Informação; Recursos Humanos; Operações; Departamento Financeiro e outros respectivos setores conforme organograma abaixo:

Fig.1 organograma da Serratur

2.0 DESENVOLVIMENTO

As informações coletadas no diagnóstico foram obtidas através de entrevista com a chefe de departamento de RH e o proprietário da empresa.

Na Serratur o levantamento das necessidades de treinamento ocorrem a partir do instante que se detecta uma deficiência na operação ou quando se tem reclamações dos clientes a ponto de influenciar no resultado dos negócios. A partir daí se faz o planejamento com base nos cargos e tarefas executadas. Como exemplifica a chefe de RH: “se o problema está em cumprir os horários do itinerário, por exemplo, levantamos o problema e traçamos as soluções possíveis e que tipo de treinamento será necessário implementar.

O treinamento mais comum é através de reuniões e treinamento com acompanhamento na prática como explica a gestora: “Um motorista principiante que está com dificuldades faz a rota com um motorista mais experiente que lhe dá as dicas de como se tornar mais eficiente, quantas vezes forem necessários”.

A empresa em seus 20 anos de funcionamento aplicou uma única dinâmica de grupo, a cerca de 3 anos atrás quando implementou mudanças e aumentou sua estrutura e o quadro funcional.

A dinâmica de grupo e os jogos empresariais são importantíssimas para o desenvolvimento dos colaboradores, pois nessas atividades podem ocorrer erros, que se transformam em aprendizado de forma prática, sem significar prejuízos para a empresa, pelo contrário. Além de avaliar a capacidade de interação e de trabalho em equipe de cada indivíduo.

O conceito de dinâmica de grupo faz parte da Psicologia Social e está relacionado com as forças em ação no contexto de um grupo. Qualquer indivíduo se comporta de forma diferente quando está em um grupo, e um determinado grupo varia o seu comportamento dependendo do contexto que lhe apresentado. Exercícios de dinâmica de grupo são muitas vezes usado para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo.

Trata-se de uma técnica que utiliza a energia e o envolvimento grupal na preparação de pessoas. Conduzidas em ambientes planejados e controlados, as dinâmicas trazem, além do papel específico de crescimento profissional definido no programa de treinamento, também a possibilidade de crescimento pessoal dos envolvidos. Atualmente podem ser encontradas diversas publicações específicas sobre esse tema que ajudam o profissional de T&D em sua atividade. Tome-se o cuidado apenas, mais uma vez, de não utilizar a técnica pela técnica. As dinâmicas se aplicam os variados públicos, normalmente como atividade complementar ou de reforço.

Já os jogos de empresas são abstrações matemáticas simplificadas de uma situação relacionada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com