TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES SOCIAIS EM NOSSA REGIÃO

Artigo: INDICADORES SOCIAIS EM NOSSA REGIÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A presente produção textual tem como finalidade fazer um arrolamento dos indicadores sociais que representam o índice de desenvolvimento social considerando aspectos fundamentais da vida como educação, expectativa de vida, trabalho, renda e saúde. Para tal proposta necessitamos de informações atualizadas e válidas, portanto essa produção estará embasada na leitura de sites sugeridos.

Sabendo da importância dos indicadores sociais considero ser de grande valia esta produção, pois conhecendo a realidade embasada em dados precisos é possível compreender como de fato as politicais sociais são implantadas em nosso país. Saber onde são aplicadas as verbas especificas e os resultados obtidos de tais ações é importantes, pois as informações apresentados pelos indicadores torna possível saber de fato a realidade social em que o pais se encontra atualmente.

INDICADORES SOCIAIS EM NOSSA REGIÃO

Falar em indicadores sociais nos remete automaticamente a pensar em IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sem duvida esse órgão é o mais popularmente conhecido o instituto é uma entidade administrada pela esfera federal ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ele é um provedor de informações que atende às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. Por meio do trabalho do instituto podemos ter uma visão atualizada de nosso país.

1 – Indicadores Sociais Na Educação

Segundo o IBGE em pesquisa realizada em 2010 o município de Itapuranga o grau de escolaridades entre gêneros varia da seguinte forma entre pessoas de 10 anos que frequentam a escola são 2.217 homens e 2.401 mulheres. Já entre jovens de 25 anos ou mais em situação regular de cônjuge ou companheiro e com curso superior completo são 9 homens pra 418 mulheres. E entre as pessoas que frequentam a graduação superior em instituições particulares temos 417 para 605 frequentes em instituições públicas.

Tendo como base os dados acima percebemos que nessa projeção menos de ½ % de homens sendo estes responsáveis totais irão concluir uma graduação superior. Já entre as mulheres, esse percentual sobe para 17%. Falando em índices educacionais em visita feita nas instituições, os dados levantados de acordo com cada secretaria das seguintes escolas: Escola Municipal Vera Cruz, que possui 6 unidades a mesma possui 1.595 no total de alunos frequentes sendo da alfabetização ao 9º ano, Já nas Escola Estadual Joaquim da Silva possui 136 alunos sendo 5º ao 9º, Escola Estadual Coronel Virgílio José de Barros, que trabalha com alunos que tem 64 no período integral do 6º ao 9º e ainda possui 42 alunos do (EJA) Ensino de Jovens e Adultos , Escola Estadual Milton Camilo de Faria possui 149 alunos 1º ao 5º em período integral, Escola José Pereira de Faria 324 alunos 5º ao 9º possui o EJA Ensino de Jovens e Adultos com 104 alunos, Escola Estadual José Pedro que também oferece período integral com 85 alunos do 1º ao 5º ano, Colégio Estadual de Itapuranga possui 360 alunos sendo 1º ao 3º do ensino médio, O Colégio Deputado Estadual José Alves de Faria é instituição tradicional. Existe a mais de 43 anos possui uma estrutura capaz de acomodar até quatro vezes a quantidade de alunos em relação ao número atual. São 15 salas com capacidade para trinta a trinta e cinco alunos funcionando em três períodos, mais ou menos 5 anos atrás todas essas estavam funcionando em todos os períodos porem atualmente houve uma queda drástica num número de alunos, hoje no período matutino funcionam 14 salas, no período vespertino somente 3 salas e noturno 6 salas, As salas não estão sendo usados em sua capacidade máxima.

2 – Indicadores Na Area Da Saude

Na área da saúde em determinado tipos de atendimentos ofertados pelo hospital e ESF Estratégia da Saúde Familiar, de acordo com IBGE, em comparação com outras cidades próximas a Itapuranga e a capital do estado, Os números nos revela que na maioria das cidades pesquisadas os números apresentados são os seguintes, no período entre 2005 e 2009 na área da saúde com atendimento ambulatorial com atendimento médico em especialidades básicas foram:

Municípios 2005 2009

Itapuranga 15 15

Ceres 11 13

Itaberaí 8 10

Uruana 5 6

Heitoraí 2 2

Guaraita 2 1

Goiânia 223 228

A diferença entre cada cidade e equiparados com o período da pesquisa realizada aponta que alguns municípios houve aumento de atendimentos ofertados pela rede de saúde pública, como as cidades de Ceres e Itaberaí e a capital do estado, já Itapuranga se mantéu igual, nesses 3 anos, as outras cidades de Uruana Heitoraí e Guaraita se manterão havendo um aumento de 1 redução em outro. Através dessa pesquisa pode ser visto o quanto existe diferenças de uma cidade para outra esses indicadores nos leva a entender que se existe essa diferença por falta na maioria das vezes pelos gestores que deixam de cumprir seu papel.

A Rede de saúde em nosso município possui 14 (ESFs) Estratégia de Saúde da Família, conhecido anteriormente como Programa de Saúde da Família, de acordo com pesquisa feita, em cada ESF um possui 1 medico 1 técnico enfermagem, 1 dentista e entre 2 a 3 agentes de saúde, são distribuídos sendo 1 para cada 3 setores, com finalidade de não acumular pacientes em uma único espaço. Recentemente o ESF central foi reinaugurado melhorando ampliando as instalações. O ESF central possui a função de distribuir a cada ESF medicamentos palestras e responsável a encaminhar os casos mais sérios ao HMI Hospital Municipal de Itapuranga, o mesmo responsável por maior atendimento aos pacientes que estão em grave estado, foi reformado para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com