TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO URBANA

Artigo: INTERVENÇÃO URBANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

1-INTRODUÇÃO

Com base no levantamento de dados e estudos in loco no campus da instituição Uniasselvi-Fameg apresentamos uma proposta de intervenções urbanísticas para a melhoria do mesmo, com a inserção de mais áreas de convívio e lazer, a realocação das vagas de estacionamento e redistribuição dos serviços oferecidos.

2-PESQUISA

A pesquisa foi efetuada in loco por meio de fotografias, coleta de dados com funcionários da instituição, informações retiradas do site da mesma e do site da prefeitura municipal de Guaramirim.

2.1- LOCALIZAÇÃO

A área em estudo está localizada na cidade de Guaramirim - SC, situada no Bairro Imigrantes, ocupando a zona ZOS - Zona de Ocupação Secundária.

O principal acesso se da pela BR-280, que faz ligação dos municípios Jaraguá do Sul e Guaramirim, e o acesso secundário se faz pela rua Luiz Balistieri.

Vista aérea da entidade e seus acessos.

2.2 - INFRAESTRUTURA - EXISTENTE

No primeiro estudo realizado foi levantada uma área total do terreno de 43.699,00 m². Em uma nova busca junto à prefeitura de Guaramirim tomamos conhecimento de que o terreno estudado possui na verdade uma área total de aproximadamente 107.000 m² da qual atualmente cerca de 62.000 m² não são utilizados pela instituição.

Atualmente a unidade conta com seis blocos, uma cantina, um galpão tecnológico e um centro de psicologia, totalizando a área construída de 13.751,30 m².

Há uma área aberta de aproximadamente 34.541,90 m² da qual aproximadamente 56% é utilizada para estacionamentos, 18% utilizada para os acessos, 8% para áreas de convívio e 18% dessas áreas não são utilizadas.

2.2.1 – Estilo Arquitetônico Atual

Os blocos são estruturas pré-moldadas com formas retangulares, de um ou dois pavimentos. As fachadas possuem paredes brancas, com pilares e detalhes em amarelo que é a cor predominante da logomarca.

Vista aérea do campus Fameg-Uniasselvi

3 -PROPOSTA

A proposta foi elaborada a partir da análise do espaço atual e da forma como os serviços estão distribuídos, observando as carências de cada grupo.

3.1 - Acessos

Devido ao grande fluxo de veículos e pessoas no atual acesso principal do campus, que gera desordem e falta de segurança propomos a criação de um novo acesso para os veículos, fazendo com que o atual mantenha-se apenas para pedestres e ciclistas. O novo portão seria posicionado na lateral esquerda do terreno afim de desviar o fluxo de veículos de dentro do campus. Para isto se faria necessário remover o Bloco B que encontra-se hoje neste local.

O acesso secundário pela rua Luiz Balistieri também seria removido.

3.2 - Estacionamentos

Os estacionamentos que eram distribuídos por todo o terreno seriam concentrados ao fundo (740 vagas), na área onde hoje não é ocupada pela instituição e na lateral esquerda junto ao acesso de veículos. Apenas o estacionamento em frente ao atual Bloco A seria mantido para o uso dos visitantes e professores (40 vagas).

O estacionamento de motocicletas contaria com 270 vagas cobertas e um guarda-volumes para a guarda de capacetes e capas de chuva para os quais hoje não existe um local apropriado.

À esquerda do acesso de pedestres e ciclistas propomos um bicicletário coberto com 100 vagas afim de estimular o uso deste meio de transporte mais econômico e sustentável.

Os ônibus e tupiques também seriam deslocados para a lateral esquerda junto ao acesso e teriam 25 vagas.

3.3 - Blocos

Para melhor aproveitamento da área o Bloco C seria deslocado para a lateral do Bloco F;

O centro de psicologia e o núcleo de práticas jurídicas gerariam um novo bloco na lateral direita atrás do atual Bloco A, que passaria a ser somente a parte administrativa.

O galpão tecnológico seria deslocado para uma área mais ao fundo e receberia uma estrutura com um design diferenciado. Sua área também aumentaria e a maquetaria (hoje no bloco E) seria anexa a ele.

A cantina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com