TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO TEORIA DA ADM

Trabalho Escolar: INTRODUÇÃO TEORIA DA ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo fazer com que compreendamos o surgimento das Teorias da Administração como um evento social que acompanha a própria evolução humana, onde iremos apresentar os problemas que as propostas iniciais buscam solucionar, e ainda, para entender que a realidade social presente nos contextos das empresas fez surgir uma nova fase do conhecimento administrativo. É importante percebermos a evolução natural das Teorias da Administração percorrendo caminhos inéditos, pelos quais os problemas das empresas eram mais complexos e, portanto, exigiam quebra de paradigmas da Administração a partir do reconhecimento da interação da empresa com seu ambiente, e também da intensa evolução tecnológica. A compreensão de como os principais elementos ambientais interfere nas definições estratégicas das empresas e como são estabelecidas as bases políticas organizacionais é de vital importância para o administrador que exerce diversos papéis na organização, onde as pessoas são os principais recursos organizacionais.

OS ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO.

Desde o surgimento da Teoria da Administração como uma ciência, o mundo tem passado por diversas mudanças que influem nas organizações; contudo a teoria tornou-se desatualizada para os parâmetros atuais de um mundo complexo, caótico e imprevisível, inverso ao mundo simples, lógico e previsível no qual surgiu a Teoria da Administração que iremos abordar logo em seguida.

Em detrimento dos acontecimentos, este trabalho científico sugere a aplicação de uma nova teoria baseada nas leis da Física Quântica, que oferece analogias e metáforas compatíveis ao cenário contemporâneo. As habilidades quânticas que deverão ser incorporadas às corporações, permitem a elas novas capacidades para lidar com as condições externas, pesquisa de campo feita com coordenadores de instituições de ensino superior na Região Noroeste Paulista - que oferecem graduação em Administração - abordou a grade curricular da formação dos profissionais para esta nova realidade. Os resultados mostraram que as instituições estão cientes das mudanças que vêm ocorrendo, constantemente, e que não podem e/ou não conseguem mudar na mesma velocidade do mercado. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais. Segundo Garcia e Bronzo (2000) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas.

A primeira Escola foi a Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores, seja como crítica aos pontos falhos dessa ou apropriando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relações Humanas, logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica ao dito pelas teorias anteriores, que tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das teorias Comportamentais, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prévias. O aprofundamento da Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XIX gerou inúmeras conseqüências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com